Turminha do Ronda

4 de fevereiro de 2014 - 18:34

 

Turminha do Ronda é um projeto de Teatro de Fantoches criado e desenvolvido por policiais militares da Polícia Militar do Ceará que utiliza o lúdico para entreter e conscientizar crianças sobre temas relacionados a Segurança Pública, tais como as drogas e a violência.

O projeto surgiu em 2009, no Núcleo de Policiamento Comunitário do Conjunto Ceará e já se apresentou em creches, escolas, igrejas, praças, associações comunitárias e grandes eventos como a Bienal Internacional do Livro do Ceará e na programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Em 2010, foram realizadas 81 apresentações e em 2011, houve 110 apresentações. O grupo está disponível para quaisquer interessados e realiza apresentações sem nenhum custo, requerendo apenas a estrutura mínima para a apresentação.

As ações do projeto são voltadas para crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, embora costume fazer com que os adultos que participam da apresentação volte a ser criança e se divirta com as lições do Amigo Ronda, Lica e Tortinho.

Em 2011, o Turminha do Ronda marcou presença também no interior do Estado, passando pelos municípios de Jaguaruana, Crateús, Sobral, Madalena, além de toda a cidade de Fortaleza e alguns dos municípios da Região Metropolitana.

Como solicitar:

Encaminhar um ofício endereçado ao Coronel Gomes Filho, comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário, solicitando apresentação do “Turminha do Ronda”, deixando o nome do responsável com os respectivos contatos.

Ficha técnica

Grupo: Turminha do Ronda

Espetáculo principal: Tortinho e o livro mágico

Responsável institucional: Capitão Hamisterdan

Equipe:

SD Anderson;

SD Frota;

SD Geney;

SD Georgia;

SD J Neto.

SD Mariana;