Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa – CSASR/PMCE

A Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa da PMCE é um órgão que tem a proposta de acolher, cuidar e monitorar o policial militar buscando minimizar os efeitos do adoecimento decorrentes do trabalho.

 

Viabilizar serviço de saúde, assistência social e espiritual para policiais militares, criando estratégias de promoção, prevenção e posvenção de saúde na Instituição, a fim de melhorar a qualidade de vida, estimular a autorresponsabilidade, diminuindo os impactos biopsicossociais inerentes à profissão, contribuindo, assim, para o desempenho com eficiência da missão de proteção à sociedade.

Ser um serviço de referência em segurança assistencial ao policial militar do Estado do Ceará refletindo na redução das incapacidades laborais.

 

• Proatividade e autonomia;
• Compromisso, ética e eficiência;
• Expertise, interdisciplinaridade e humanização do cuidado;
• Sustentabilidade, ações consistentes e interdependência.

 

• Serviço Psicossocial
O atendimento psicossocial é uma prática comprometida que se dá por meio da escuta qualificada e levantamento de dados elencando demandas que possam gerar acompanhamentos e encaminhamentos para a rede de atenção bem como outros serviços de saúde

• Psicoterapia individualizada e atendimento médico psiquiátrico

O atendimento Psicoterápico é realizado por psicólogos e médicos psiquiatras contratados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará a fim de realizarem o acompanhamento de policiais militares acolhidos pelo setor Psicossocial desta Coordenadoria que possuam indicação e disponibilidade para o serviço prestado.

• Transporte de enfermos (Ambulâncias TIPO A)
A equipe de Ambulâncias composta por policiais militares com formação em Enfermagem e Motoristas com capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar realizam a remoção de pacientes acamados de caráter simples ou eletivo previamente agendados através do telefone da Coordenadoria.
Além disso, com agendamento prévio, a equipe participa de eventos e instruções da instituição para pronto emprego no serviço de Atendimento Pré-Hospitalar.

• Observatório em Saúde do Policial Militar – SENSE

O Observatório tem como finalidade primordial realizar o acompanhamento epidemiológico das condições de adoecimento do policial militar a fim de propiciar ações preventivas mais efetivas no âmbito institucional. O SENSE encontra-se em processo de construção e alinhamento de parceiros externos, tendo iniciado efetivamente suas atividades a partir do monitoramento relativo aos casos de Síndromes Gripais com o advento do período pandêmico.

• Requalificação Elaboral

A Instrução de “Requalificação Laboral para os Policiais Militares” tem por finalidade reinserir os policiais militares, com afastamento igual ou superior a 60 dias por motivo de saúde própria, ao serviço ativo proporcionando um retorno com saúde e melhor readaptação à prática laboral.
Os policiais militares participam de instruções em eixos de desenvolvimento de habilidades que envolvem a prática de atividade física/percepção corporal, psicológica, educação financeira, terapia comunitária, organização pessoal e Técnica Policial Militar.

 

 

O Projeto Autocuidado Apoiado, coloca um militar, com formação na área de saúde em alguns Batalhões da capital e região metropolitana para acompanhar as demandas de saúde daquele efetivo, conhecer a rede de atenção primária da área e trabalhar em três grandes eixos que são as principais causas de adoecimento do nosso policial militar: as doenças crônico-degenerativas como o diabetes, a hipertensão e a obesidade; outra é a linha de saúde mental com foco, principalmente, na depressão, ansiedade e estresse pós-traumático; e a terceira foca o adoecimento por causas externas como, acidentes automobilísticos, acidente de moto e outras lesões que advém, também, do exercício da profissão. A ideia é que a CSASR esteja todos os dias no cotidiano desse policial acompanhando, apoiando, desenvolvendo plano terapêutico singular objetivando dar suporte aos sujeitos a fim de agir como protagonistas da sua saúde melhorando qualidade de vida e, consequentemente, o desempenho na atividade policial militar.
O Projeto visa levar aos quartéis da PMCE profissionais habilitados na área de saúde como: enfermeiros, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida e desempenho profissional através de:

✓ Avaliação física e nutricional;
✓ Plano alimentar individualizado;
✓ Prescrição e acompanhamento nas rotinas de atividade física;

✓ Orientações ergonômicas;

✓ Pilates nos quartéis;

✓ Ginástica Laboral

 

 

 

O serviço da CSASR que funciona em regime de plantão para fornecer assistência ao policial militar em situação de morte, acidente ou urgência psicológica/psiquiátrica. A equipe de plantão é composta por militares da coordenadoria com formação nas áreas de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social.

A equipe com policiais militares com formação em Serviço Social realizam o acompanhamento e instrução de dependentes de militares falecidos.

 

Intervenções pontuais realizadas em unidades e subunidades da PMCE voltadas à oferta de serviços de Promoção em Saúde, executados por policiais militares da Coordenadoria com formação em Saúde e profissionais parceiros, tais como: Vacinação, Testes Rápidos, Ventosaterapia, Auriculoterapia, Pilates solo e acolhimento social.

São realizados levantamentos epidemiológicos em parceria com a Universidade Federal do Ceará nos quartéis da polícia militar da capital e região metropolitana. A pesquisa objetiva captar dados acerca da condição de saúde dos militares estaduais a fim de propor medidas mais efetivas para a manutenção da saúde do policial militar.

As ações desta Coordenadoria tem sido pautadas no acompanhamento de casos, orientação, educação em saúde, realização de testes, bem como o monitoramento da expansão do vírus na instituição.

Foram realizadas no ano de 2020, visitas técnicas aos quartéis da capital e sede dos grandes comandos do interior, 3º e 4º Comando Regional da Polícia Militar, objetivando orientar sobre as medidas preventivas em tempos de pandemia assim como verificar condições estruturais dos quartéis a fim de propor medidas necessárias ao enfrentamento da pandemia.

Os testes para detecção de COVID-19 estão sendo realizados pela CSASR em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Fundação Oswaldo Cruz para todos os militares que apresentam sintomas, com agendamento prévio.

A Célula de Assistência Social da CSASR encontra-se em projeto de expansão para o interior do Estado a fim de prover melhor assistência aos Policiais Militares. Os NAPs serão implantados mediante formação de equipe multiprofissional local a fim exercer as atividades nas sedes dos grandes pólos do interior: Sertão Central, Norte e Sul.

Endereço:

Rua Tereza Cristina, nº 1575 – Farias Brito – Cep: 60.015-141

Contato: (85) 3223-5775 ou (85) 3223-7846

Email: csasr@policiamilitar.ce.gov.br

Instagram: @csasrpmce

Coordenadora de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR)
Coronel QOPM Sandra Helena de Carvalho Albuquerque