Banda de Música da PMCE

BANDA DE MÚSICA MAJOR XAVIER TORRES

 

Apresentação

 

A Banda de Música da PMCE é um órgão que tem a finalidade de servir à população cearense, cumprindo um papel de relações públicas e função social de utilidade pública, assegurando a tradição cultural de banda de música na Polícia Militar do Ceará.

Sobre

 

Após a criação da Força Pública, primeira denominação da Polícia Militar do Ceará, pelo Presidente da Província (Governador do Estado) Pe. Senador José Martiniano de Alencar, em 24 de maio de 1835, verificou-se a necessidade da formação de uma banda de música que pudesse atender a corporação e a sociedade civil. Assim, pela resolução nº 683 de 28 de outubro de 1854, sancionada pelo então Presidente da Província, conselheiro Pe. Dr. Vicente Pires da Motta, foi criada a Banda de Música da instituição, composta inicialmente por 14 músicos, graças aos esforços do Major Luiz Xavier Torres, então Comandante Geral do Corpo Policial.

Em toda sua história a banda sempre participou dos eventos mais importantes do Estado, destacando-se: a inauguração do Teatro José de Alencar, em 1910, onde realizou um concerto sob a regência do maestro italiano Luigi Maria Smido; a primeira execução do hino do tricentenário da chegada dos portugueses ao território cearense em 1903 (atual Hino do Estado do Ceará); a inauguração do jardim 7 de setembro, ambientado na famosa Praça do Ferreira, além de eventos sociais como a festa da Escola Normal Pedro II em 1934 e a inauguração do Cine São Luiz em 1958, sem contar nas solenidades diversas realizadas por todo o Estado.

A denominação atual da Banda de Música da PMCE foi adotada no ano de 1954, em reconhecimento ao Major Luis Xavier Torres pelo seu empenho  na criação desta Banda. O ato de denominação foi assinado pelo Governador do Estado, Sr. Stenio Gomes da Silva, publicado em Boletim da Corporação nº 257, de 11 de novembro de 1954.

A denominação atual da Banda de Música da PMCE foi adotada no ano de 1954, em reconhecimento ao Major Luiz Xavier Torres pelo seu empenho na criação desta Banda. O ato de denominação foi assinado pelo Governador do Estado, Sr. Stênio Gomes da Silva, publicado em Boletim da Corporação nº 257, de 11 de novembro de 1954. Em 28 de outubro de 2022 a Banda de Música da PMCE completou 168 anos de existência, sendo a mais antiga do Estado em atividade. É denominada no meio musical como a “mãe das bandas de músicas do Ceará” pela sua forte influência. Outrossim, internamente é conhecida como “Cartão Postal” da instituição.

 

Atualmente, a Banda de Música é comandada pelo Capitão QOAPM Antônio Ernando de Sena Ramos, Sub comandante o 2º Tenente QOAPM Robson Soares da Silva e seus auxiliares o 2º Ten QOAPM Jeová, 2º Ten QOAPM Joiania, 2º Ten QOAPM Charliana, 2º Ten QOAPM Albuquerque, 2º Ten QOAPM Jardilino, 2º Ten QOAPM Roberto, 2º Ten QOAPM Ozéas, 2º Ten QOAPM Anaci, 2º Ten QOAPM Stênio e 2º Ten QOAPM Bezerra. Com um efetivo de 78 (setenta e oito) policiais músicos, dentre os quais 05 (cinco) policiais femininas, a Banda de Música Major Xavier Torres segue servindo à população cearense.

Missão

 

I – Apoiar a Corporação;

II – Participar em solenidades militares;

III – Participar em solenidades cívicas;

IV – Executar concertos musicais em geral;

V – Manter o registro e controle de partituras musicais;

VI – Selecionar candidatos através de exames de qualificação para praças das fileiras para atuarem na Banda de Música;

VII – Analisar tecnicamente (estética, métrica e harmonicamente) hinos e canções da Instituição encaminhando-as para o órgão superior, aprovando ou restituindo ao remetente para as correções e orientações necessárias.

VIII – Contribuir como função social garantindo a continuidade, estabilidade da cultura e integração Polícia e sociedade.

 

Núcleo Gestor

Comandante da Companhia da Banda de Música Policial Militar – CBMPM
Capitão QOAPM Antônio Ernando de Sena Ramos

Sub Comandante CBMPM
2º Ten QOAPM Robson Soares da Silva

Endereço

Rua Antônio Pompeu, 555 – Centro, Cep 60.000-040, Fortaleza-Ce
Fone: (85) 3101.4950
Site: https://www.pm.ce.gov.br/banda-de-musica-pmce
E-mail: cbmpm@policiamilitar.ce.gov.br
Instagram: @bandademusicapmce