Banda de Música da PMCE

BANDA DE MÚSICA MAJOR XAVIER TORRES

 

Sobre

Após a criação da Força Pública, primeira denominação da Polícia Militar do Ceará, pelo Presidente da Província (Governador do Estado) Pe. Senador José Martiniano de Alencar, em 24 de maio de 1835, verificou-se a necessidade da formação de uma banda de música que pudesse atender a corporação e a sociedade civil. Assim, pela Resolução nº 683 de 28 de outubro de 1854, sancionada pelo então Presidente de Província, conselheiro Pe. Dr. Vicente Pires da Motta foi criada a Banda de Música da instituição, composta inicialmente por 14 músicos, graças aos esforços do Major Luiz Xavier Torres, então Comandante Geral do Corpo Policial.

A Banda de Música da PMCE, em 28 de Outubro de 2019 chegou aos 165 anos de existência, sendo a mais antiga do Estado ainda em atividade. Pelos seus relevantes serviços prestados ao povo cearense é considerada patrimônio histórico do Estado sendo denominada no meio musical como a “mãe das bandas de música do Ceará” pela sua forte influência. Internamente é conhecida como “cartão postal” da instituição.

Em toda a sua história a banda sempre participou dos eventos mais importantes do Estado, destacando-se: a inauguração do Teatro José de Alencar, em 1910, onde realizou um concerto sob a regência do maestro italiano Luigi Maria Smido; a primeira execução do hino do tricentenário da chegada dos portugueses ao território cearense em 1903 (atual Hino do Estado do Ceará); a inauguração do Jardim 07 de setembro, ambientado na famosa Praça do Ferreira, além de eventos sociais como a festa da Escola Normal Pedro II  em 1934 e a inauguração do Cine São Luiz em 1958, sem contar as participações em solenidades diversas realizadas por todo o Estado.

A denominação atual da Banda de Música da PMCE foi adotada no ano de 1954, em reconhecimento ao Major Luis Xavier Torres pelo seu empenho  na criação desta Banda. O ato de denominação foi assinado pelo Governador do Estado, Sr. Stenio Gomes da Silva, publicado em Boletim da Corporação nº 257, de 11 de novembro de 1954.

Atualmente, a Banda de Música é comandada pelo Capitão QOAPM Marconi Mastroiani Ferreira Soares tendo como regentes os Tenentes QOAPM, José Vilderglan Rosalino Farias, Antonio Ernando de Sena Ramos e Domingos Sávio de Queiróz Silva. Com um efetivo de 90 (noventa) policiais músicos, dentre os quais 06 (seis) policiais femininas, a Banda de Música Major Xavier Torres segue servindo à população cearense, cumprindo um papel de relações públicas e função social de utilidade pública, assegurando a tradição da Banda de Música na Polícia Militar do Ceará.

 

Missão

I – Apoiar a Corporação;

II – Participar em solenidades militares;

III – Participar em solenidades cívicas;

IV – Executar concertos musicais em geral;

V – Manter o registro e controle de partituras musicais;

VI – Selecionar candidatos através de exames de qualificação para praças das fileiras para atuarem na Banda de Música;

VII – Analisar tecnicamente (estética, métrica e harmonicamente) hinos e canções da Instituição encaminhando-as para o órgão superior, aprovando ou restituindo ao remetente para as correções e orientações necessárias.

VIII – Contribuir como função social garantindo a continuidade, estabilidade da cultura e integração Polícia e sociedade.