PMCE realiza evento em alusão ao “Janeiro Branco”

26 de janeiro de 2023 - 16:42

Na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), em Fortaleza, aconteceu um evento em alusão ao “Janeiro Branco” promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), com o apoio da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) voltado à saúde mental do público interno da corporação.

Abrindo o evento, o subcomandante-geral da PMCE, Coronel Vineimar Rodrigues, falou sobre a campanha Janeiro Branco, que foi iniciada no Brasil em 2014. Conforme o oficial, foi escolhido o primeiro mês do ano, pois é o momento em que costumamos refletir sobre nossa história, o sentido e o propósito da vida e também pensamos sobre nossos objetivos e comportamentos. “Já a cor foi escolhida por representar uma página em branco, onde escrevemos as metas, ou seja, uma nova história pautada na saúde mental para o ano que se inicia”, explicou o subcomandante.

Em seguida houve uma palestra intitulada “O que te faz feliz?”, ministrada pela Dra. Marselle Fernandes, que é professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Durante a fala da psicóloga, foi apresentado o conceito de saúde mental – que é um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe suas próprias habilidades e pode lidar com o estresse cotidiano – e em seguida tratou-se acerca de dois pontos principais para alcançá-la: o autoconhecimento e o autocuidado.

Segundo a palestrante, algumas dicas importantes para desenvolver o autocuidado e, consequentemente, uma vida mais equilibrada, com saúde mental são: cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, ter um sono reparador e reservar momentos para atividades de lazer. Enfim, procurar o que te faz feliz. E isso é justamente obtido a partir de autoconhecimento.

Para finalizar essa primeira parte do evento, a Coronel Sandra Helena, Coordenadora da CSASR, falou sobre a importância dos trabalhos desempenhados pela coordenadoria, além de ressaltar os inúmeros avanços que ocorreram ao longo dos últimos anos na CSASR.

“A CSARS realiza ações relativas ao cuidado e à promoção da saúde mental dos policiais militares do Ceará, nas quais são realizados: atendimentos psicológicos e psiquiátricos individualizados, palestras, rodas de conversa, debates, atividades educativas, diálogos com os comandantes, acolhimentos psicossociais, visitas domiciliares/ institucionais, ações em saúde, ampliação de coleta de dados integrados, promoção da conscientização em relação a questões de bem-estar mental, promoção da identificação antecipada, avaliação, tratamento e encaminhamento de pessoas para cuidados profissionais, dentre outros.” destacou a oficial sobre as ações realizadas pela coordenadoria.

Outro fator abordado pela Cel Sandra, foi o da interiorização dos serviços, por meio dos Núcleos de Atenção Biopsicossocial (NAB) nos municípios de Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte e Crateús, que objetivam oferecer um serviço mais próximo para os policiais lotados no interior do Estado e a construção de parcerias com serviços de saúde nos territórios locais.

Após este momento no auditório, foram disponibilizados serviços de ventosaterapia, escalda-pés e liberação miofascial aos presentes da ação em Fortaleza. Ações como rodas de conversas, relativas ao Janeiro Branco, ocorreram também nas cidades de Crateús, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte.

Sobre a CSASR

Os serviços da Coordenadoria estão disponíveis a todos os policiais militares do Estado do Ceará. Ao longo de 2022, foram 2.314 atendimentos psicoterápicos individualizados, 399 atendimentos psiquiátricos, 77 ações em saúde (rodas de conversa, palestras, eventos), 202 visitas sociais domiciliares/ institucionais, conferindo um total de 5.334 pessoas contempladas com algum serviço desta Coordenadoria em 2022.

A Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) fica localizada na Rua Tereza Cristina, 1575, Farias Brito, Fortaleza.

Telefones (85) 3101-2236 / 3101-2241

Assessoria de Comunicação da PMCE