PMCE aplica multa de R$ 16 mil, resgata sete galos com sinais de maus-tratos e 11 aves silvestres presas em cativeiro de forma irregular
29 de outubro de 2026 - 09:48

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resgatou 11 aves silvestres e apreendeu sete galos com sinais de maus-tratos mantidos em cativeiro, nessa quarta-feira (28), na zona rural de Ipueiras. Na ação, um homem de 38 anos foi conduzido à delegacia, e dois autos de infração ambiental foram lavrados, totalizando R$ 16 mil em multas.
O fato iniciou após denúncia sobre possível prática de maus-tratos a animais e realização de rinhas de galos. Durante a averiguação, os policiais encontraram as aves silvestres em gaiolas e sete galos mantidos em baias, apresentando ferimentos e mutilações. O responsável pelos animais compareceu ao local e confirmou a posse deles.

Entre as aves silvestres mantidas em cativeiro e sem a devida autorização estavam galos-de-campina, papa-capim, papa-arroz, golinha e exemplares identificados como estrela. A equipe também recolheu materiais relacionados à manutenção dos galos, incluindo esporas, biqueiras, buchas e tesouras.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Crateús, onde foi autuado por abuso e maus-tratos contra animais e por manter aves silvestres em cativeiro sem autorização.
Assessoria de Comunicação da PMCE