GSE da PMCE intensifica ações de policiamento nas escolas com a volta às aulas

25 de janeiro de 2023 - 13:25 #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), através do Grupo de Segurança Escolar (GSE) do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), intensifica as ações de policiamento preventivo nas escolas para garantir um retorno tranquilo dos alunos às aulas.

O COPAC, que atua no policiamento preventivo e de proximidade com a comunidade, possui diversos serviços especializados voltados para a segurança pública. Entre os serviços ofertados está o do GSE. Esse tipo de policiamento tem foco na prevenção, na mediação e no acompanhamento da segurança de toda a comunidade escolar, isto é, alunos, professores, coordenadores, pais e familiares.

Atualmente, o trabalho do GSE contempla escolas em Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Caucaia e Sobral, onde já foram instaladas as bases e territórios do COPAC.

“Oferecemos esse tipo de policiamento às escolas durante os três turnos, assim, qualquer tipo de demanda, como ameaças, conflitos escolares, qualquer desordem que de alguma forma afete a qualidade de vida das pessoas, o GSE é acionado e realiza uma intervenção mais qualificada e cirúrgica dessas situações que exigem uma atuação mais precisa da PMCE”, explicou o major Messias Mendes, Comandante do COPAC.

Segundo o major, o trabalho das equipes do GSE também busca garantir um trajeto seguro na relação cotidiana de deslocamento casa-escola e escola-casa, fazendo patrulhamento no entorno dos colégios, visitando as unidades, conversando com alunos, professores e recepcionando pais e mestres.

“Estabelecemos uma relação de conhecimento e confiança com a comunidade, criando um ambiente de superação de qualquer tipo de medo e de conflitos que possam surgir em algum momento nas escolas”, destacou o Major Messias Mendes.

Assessoria de Comunicação da PMCE