O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência – GAVV da PMCE faz alusão ao Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2021 - 15:28

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975 pela Organização da Nações Unidas (ONU) para lembrar suas conquistas políticas e sociais. Certamente, o 8 de Março é um dia importante para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher e do feminicídio, por exemplo.

A Polícia Militar do Ceará, por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, proporciona a mulheres vítimas de violência um atendimento diferenciado. O GAVV – Grupo de Apoio às Vítimas de Violência é um instrumento importante que a Corporação dispõe para garantir igualdade substancial a essas mulheres.

O Assessor de Polícia Comunitária, Major Messias Mendes, explica que o policiamento é orientado pela filosofia de acolhimento, cuidado e proteção às pessoas que sofreram algum tipo de violência ou encontram-se submetidas à situação de ameaça, justificando a atenção direcionada individualmente às necessidades de serviços de segurança que lhe assegurem a efetivação do cuidado e proteção do poder público.

“O serviço tem natureza eminentemente proativa e direciona as suas atividades com vista a assegurar o empoderamento do cidadão para o exercício pleno de seus direitos e garantias fundamentais, recebendo da força pública de segurança, a atenção individualizada, assertiva e continuada para superar o estágio de sofrimento ou ameaça à sua integridade física, moral, psicológica, sexual e patrimonial ou qualquer outra situação que necessite da sofisticação do esforço policial, com vista à superação do quadro de vulnerabilidade.” ressalta o oficial.

Ao registrar um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade da Polícia Civil, a mulher pode solicitar, além da medida protetiva, o acompanhamento da equipe especializada. A informação é enviada pela Polícia Civil à Polícia Militar, que inicia as visitas no intuito de acompanhar a rotina da solicitante.

Na foto acima, a Soldado Blenda que compõe a equipe GAVV do 10ºBPM/Iguatu, em visita de acompanhamento à mulher vítima de violência.