PMCE celebra 32 anos da presença feminina na Corporação

25 de junho de 2026 - 17:05

Há 32 anos, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) dava um importante passo em sua história com o ingresso da primeira turma de policiais militares femininas na Corporação. Desde então, as mulheres vêm contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento da segurança pública cearense. Hoje, integram unidades operacionais, especializadas e administrativas, exercendo funções estratégicas e de liderança na Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do estado.

O policiamento feminino na PMCE teve início com a criação da Companhia de Polícia Militar Feminina (CPMFem), prevista nos artigos 154 e 155 da Constituição Estadual e na Lei Estadual nº 11.035, de 23 de maio de 1985. Contudo, a efetiva implantação ocorreu somente em 1994, com a publicação do Edital nº 011/94 da Diretoria de Ensino da Corporação, que regulamentou o processo seletivo para admissão aos cursos de formação de oficiais, sargentos e soldados femininos.

Em 26 de junho de 1994, teve início a formação da primeira turma de policiais militares femininas da PMCE. O grupo pioneiro era composto por dez oficiais, vinte sargentos, cem soldados combatentes e quatorze musicistas, que realizaram o curso na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó.

A Companhia de Polícia Militar Feminina teve como primeiro comandante o major PM Francisco Carlos Francelino Mendonça e como primeira subcomandante a 2ª tenente PM Cléa Pontes Medeiros Beltrão, que contribuíram para a consolidação da presença feminina na Instituição.

A Capitã Márcia, uma das pioneiras, aponta:
“Quando nós entramos na Polícia Militar, não imaginávamos como seria ocupar um espaço predominantemente masculino. Foi um momento impactante e desafiador. Nós é que tivemos que nos adaptar a esse mundo novo, e as cobranças sobre nós eram dobradas. Mas deu certo.”

“A evolução mais significativa foi o reconhecimento da capacidade das mulheres. Hoje, vemos policiais femininas ocupando funções que antes eram exclusivamente masculinas: comandando companhias, atuando no policiamento especializado, no BOPE, no Raio, no Choque e em diversas funções estratégicas dentro da Corporação.”

Ao celebrar os 32 anos da presença feminina em seus quadros, a PMCE reconhece a dedicação, a competência e o compromisso das mulheres que ajudaram a construir essa trajetória.

Assessoria de Comunicação da PMCE