Subtenente PM que salvou bebê e soldado PM que frustrou roubo recebem elogio do secretário da SSPDS

29 de fevereiro de 2024 - 17:57

Resiliência, destreza, coragem e valentia são atributos que definem esses profissionais, que foram honrados com o reconhecimento pelos serviços excepcionais à segurança pública estadual e à comunidade cearense como um todo. O subtenente Mendes e a soldado Josielle da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam elogio do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, na manhã desta quinta-feira (29), na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). As ações reconhecidas são referentes a casos que ocorreram neste mês.

Subtenente Mendes

Na noite desse domingo, 25 de fevereiro, o subtenente Mendes, atirador de precisão (sniper) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), salvou a vida de um bebê de um ano e três meses, que foi feito de refém pelo próprio pai, no bairro Vila Velha – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. O disparo preciso do policial fez com que o indivíduo soltasse a arma, facilitando a ação do time tático para prender o suspeito.

O secretário assinou a Portaria N°. 0748/2024 – GS/SSPDS, que elogia o subtenente Mendes por seu “alto grau de precisão, coragem e controle emocional”. O reconhecimento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).  “Um trabalho de excelência que salvou uma vida, isso ficará para a história. Quem sabe um dia essa criança terá a honra de conhecer o homem que salvou a vida dela. Meus parabéns, em meu nome e em nome do governador, Elmano de Freitas. É uma honra participar deste momento e poder entregar esse elogio que será publicado”, expressa o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.

“Somos uma ferramenta, na verdade, a Polícia Militar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Estado, fizeram o seu papel. Com a ajuda de Deus, conseguimos trazer uma resolução aceitável. Nos bastidores, isso envolve o trabalho de muita gente, que nos permite entregar o nosso melhor. Com todo o treinamento e a logística necessária, conseguimos chegar em uma ocorrência e entregar o nosso máximo. Estamos sempre à disposição da sociedade”, cita o subtenente Mendes.

Soldado Josielle

No dia 09 de fevereiro, a soldado Josielle estava à paisana, a caminho do quartel, quando foi abordada por um motociclista, em Fortaleza. A policial militar frustrou a tentativa de roubo. O suspeito, de 29 anos, com passagens por homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de roubo.

O secretário assinou a Portaria N°. 0749/2024 – GS/SSPDS, que elogia a soldado Josielle por sua “proatividade e a diligente observância”. O reconhecimento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). “Você veio a reagir com maestria, não sofreu nenhuma lesão, o que é o mais importante. A sua vida foi preservada e você conseguiu reagir à altura. Achei de uma destreza e de uma habilidade muito grande. Esse momento de elogiar é muito importante, para prestigiar e incentivar outros policiais”, comentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.

“Somos um órgão só. Eu não ajo pensando em mim, mas sempre no coletivo. É isso que me motiva, todos os dias para acordar e vir trabalhar. Além do reconhecimento profissional, esse reconhecimento é importante para saber que estou fazendo um trabalho com excelência. Ingressei na corporação com esse pensamento, de servir a sociedade independente do que aconteça”, exprime a soldado Josielle