Cerimônia de aniversário de 188 anos da PMCE é marcado com presença do governador e autoridades, desfile militar e honrarias

25 de maio de 2023 - 11:13

No dia 24 de maio, data de aniversário da Polícia Militar do Ceará (PMCE), é realizado cerimônia no Quartel do Comando Geral (QCG), tendo a Instituição completado em 2023, 188 anos de fundação. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, além do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio, e demais autoridades civis e militares, que receberam medalhas pelos relevantes serviços prestados à Corporação. A cerimônia encerrou com um desfile militar das tropas da PMCE.

O Coronel Comandante-Geral Klênio Sávyo saudou os presentes e agradeceu ao governador pela contribuição nas melhorias da Corporação. E em seu discurso sobre os 188 anos da Corporação de serviços ao povo cearense, ressaltou a contínua evolução da Instituição e se emocionou ao agradecer aos homens e mulheres que compõem a PMCE, que defendem “com destemor, respeito a todos, disciplina, firmeza e ponderação a população deste estado, sem tergiversar um centímetro do propósito de bem servir”.

O governador Elmano de Freitas foi agraciado com a medalha Grande Mérito da Polícia Militar (que se destina a reconhecer pessoas que venham a contribuir, de forma, altruísta e engajada, a Corporação e a causa da segurança pública alencarina) e também celebrou os 188 anos da PMCE, ressaltando: “Recebo essa medalha com muita humildade, e com a certeza de que temos que fazer muito pela PMCE. Eu tenho muito compromisso para fortalecer a Polícia Militar do Ceará, e fazer isso com todos os seus comandos, integrando e assim avançando sempre”. Também destacou o governador: “Fiquei muito orgulhoso, que do Brasil, quando perguntado para as pessoas, a PMCE é a segunda que passa mais confiança ao seu povo”. Em suas palavras o governador ainda salientou: “Nós ainda daremos passos muito firmes para que a nossa gloriosa Polícia Militar seja ainda mais reconhecida. Tem muita coisa pra fazer, [a Segurança] é um desafio grande pro país, e pro Ceará não é diferente. Apesar de bons, nós não estamos satisfeitos com os resultados que ainda temos. No entanto, isso tem servido de estímulo pra gente. Nós estamos no caminho certo”.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, também foi agraciado com a medalha Grande Mérito na cerimônia, e em suas palavras afirmou: “É muito importante essa data, pois marca os 188 anos de história e serviços prestados à sociedade cearense. Espero que possamos cada vez mais comemorarmos os avanços na segurança pública, e em especial, na Polícia Militar do Ceará”.

Além da medalha Grande Mérito, concedida a nove personalidades, também foram concedidas, aos civis e militares, 25 medalhas Mérito Policial Militar e 62 medalhas José Martiniano de Alencar.

A cerimônia foi encerrada com o desfile militar contando com todas as tropas da PMCE e de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Cantor Sirano abrilhanta cerimônia de 188 anos da PMCE