SSPDS celebra 25 anos com campanha solidária, exposição, torneio e homenagens

13 de maio de 2022 - 17:09

No ano do seus 25 anos de serviços prestados ao povo cearense, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) celebra suas “Bodas de Prata” com uma programação voltada aos servidores, colaboradores, estudantes e representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Neste aniversário, a Secretaria realiza seus eventos na sede da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

Na segunda-feira, 16 de maio, a pasta completa 25 anos de existência, prestes a mudar para a nova sede no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que teve sua primeira etapa entregue pelo então governador Camilo Santana, no dia 1º de abril deste ano. O novo prédio abrigará as sedes administrativas de diferentes esferas de atuação da SSPDS, no bairro Aeroporto.

Dessa forma, este será o último ano na sede, que fica no bairro São Gerardo. Por isso, para celebrar a data do último ano no prédio atual, a programação na semana de aniversário acontece na quadra da SSPDS, entre os dias 16 a 20 de maio, com a I Copa Futseg, a Exposição Mundo SSPDS e a solenidade com a entrega da Medalha “General Assis Bezerra” e do Certificado de Relevantes Serviços Prestados.

I Copa Futseg

A programação tem início na segunda-feira (16), a partir das 16h30min, com a participação de servidores e colaboradores na I Copa Futseg, que acontece nos dias 16 e 17 de maio, na quadra da pasta. Serão dois dias de partidas com oito times formados por profissionais das coordenadorias de Inteligência (Coin), Integrada de Operações de Segurança (Ciops), de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), de Segurança Orgânica e Logística (Cosol), de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Exposição Mundo SSPDS

Na sexta-feira (20), a Secretaria realiza a Exposição Mundo SSPDS, voltada para os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó e de escolas do entorno da Secretaria, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza, entre outros convidados. A programação do evento iniciará às 9 horas e encerrará às 15h30min. A feira contará com 12 estandes com expositores das coordenadorias e assessorias da SSPDS, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A exposição conta ainda com um estande “História da SSPDS”, que traz a trajetória da pasta durante os seus 25 anos, em uma linha do tempo, que iniciou a partir da criação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania (SSPDC), a partir da Lei 12.691, de 16 de maio de 1997, alterada pela Lei 17.734 de 2 de dezembro de 1997, consolidando o comando da Segurança Pública do Ceará. Em paralelo, acontece exposição de viaturas e uma programação especial no palco, com apresentação de bandas militares, dos canis dos órgãos de segurança, entre outras.

Medalha General Assis Bezerra

A programação culmina no dia 20 com a solenidade de entrega da Medalha “General Assis Bezerra”. A honraria será entregue a partir das 17 horas. A homenagem foi instituída como a maior condecoração da SSPDS a partir do decreto de n° 28.451 de 1° novembro de 2006. A medalha foi criada para distinguir pessoas e entidades civis ou militares, bombeiros militares, servidores da Pefoce, policiais civis e militares, que, comprovadamente, tenham colaborado de forma emérita para o desenvolvimento das atividades próprias da Secretaria. A cerimônia conta com a entrega de dez medalhas, além de 40 Certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais do Sistema de Segurança, que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano, além de pessoas que contribuíram com as ações da SSPDS-CE. Durante a solenidade, os times que se destacaram na I Copa Futseg receberão medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares.

Campanha AlimentAÇÃO

A programação do mês de aniversário encerra com a entrega de alimentos da 3ª edição da “Campanha AlimentAÇÃO”, que irá até 31 de maio. A iniciativa da pasta tem como objetivo arrecadar insumos que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social da Capital.

Como participar?

Para colaborar, os participantes podem doar alimentos não-perecíveis, como; 1 kg de arroz; 1 kg de açúcar, 1 kg de feijão; 1 kg de farinha ou dois pacotes de macarrão. O recebimento dos insumos acontece até o dia 31 de maio e conta com a participação de servidores e colaboradores da Secretaria da Segurança e de seus órgãos vinculados. A campanha também será aberta ao público.

O local de recebimento dos alimentos é na sede da SSPDS, localizada na Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, em Fortaleza. Os interessados em participar devem entregar suas doações na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) das 8 às 17 horas. Para mais informações, ligar para o telefone (85) 98406.9727 ou encaminhar um e-mail para cedep@sspds.ce.gov.br.

Fonte:SSPDS

Assessora de Comunicação da PMCE