Batalhão ambiental da PMCE faz a maior apreensão de Tucanos do ano na capital

29 de dezembro de 2021 - 11:12

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou a apreensão de oito Tucanos, uma Arara e 14 Arapongas, na tarde dessa terça-feira (28), no bairro Messejana. Essa apreensão de Tucanos foi a maior registrada em ambiente urbano pela corporação no corrente ano.

A exitosa ação foi efetivada por policiais militares do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), após uma denúncia indicando que em um estabelecimento comercial, situado na BR 166, Km 14, estava sendo criado ilegalmente os referidos animais silvestres.

Em face do estado de flagrância de crime ambiental contra a fauna, os animais foram apreendidos e o caso apresentado à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente, onde foi instaurado Termo Circunstanciados de Ocorrência com fundamento no art. 29, §1º, III, da Lei de Crimes Ambientais.

A destinação dos animais apreendidos ficou a cargo da autoridade policial, que determinou que eles fossem entregues em um “Ecopoint”, ficando sob responsabilidade de um fiel depositário.

Saiba mais

Os tucanos são aves que vivem nas florestas tropicais, a exemplo das brasileiras. A família é composta por mais quarenta espécies diferentes. Eles possuem bicos notavelmente grandes e coloridos, que possuem a função de termorregulação para as muitas espécies que passam muito tempo na copa da floresta exposta ao sol tropical intenso.

A criação destas aves não é livre no território nacional, sendo necessária a obtenção de autorização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), após a demonstração por parte do interessado de dispor de espaço adequado, e de possibilidade de ofertar alimentação e assistência necessárias às aves.

Assessoria de Comunicação da PMCE