119º edição do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas da PMCE forma 27 profissionais da segurança pública

17 de dezembro de 2021 - 19:43 #

Promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), através do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), aconteceu, nesta sexta-feira (17), a cerimônia de encerramento do Curso Especial de Policiamento combinado Motocicletas (CEPM). Na sua 119º edição, o curso, que possui uma carga horária de 278 horas/aulas e uma duração de aproximadamente seis semanas, formou 27 profissionais da segurança pública.

A cerimônia de encerramento aconteceu na sede do CPRaio e contou com a presença de diversas autoridades como o Coronel Comandante Geral da PMCE, Francisco Márcio de Oliveira, o Comandante do CPRaio, Tenente-Coronel PM José Kilderlan Nascimento; o Capitão da PMRN, Rogério Braz; além de outras autoridades e familiares dos alunos.

Na ocasião, os concludentes receberam brevês, ato que simboliza a conclusão do treinamento com êxito, o que representa o comprometimento e dedicação durante a capacitação.

Na formação, os alunos são submetidos a treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, dentre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança, durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

O CEPM já capacitou 2.591 profissionais, dentre eles participantes de 37 de Instituições congêneres, como do Exército Brasileiro (EB), da Guarda Municipal (GM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nessa edição teve a presença de integrantes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e Amazonas.

Os policiais militares que receberem o treinamento passam a atuar de maneira suplementar ao policiamento ordinário, cuja missão tem como fundamento a execução de um processo de motopatrulhamento tático, com PMs altamente capacitados e abnegados, caracterizados pela mobilidade, flexibilidade e rapidez de resposta no meio urbano.

Assessoria de Comunicação da PMCE