Banda de Música Major Xavier Torres completa 167 anos em concerto no Teatro José de Alencar

19 de novembro de 2021 - 20:44 # # # #

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), em comemoração aos 167 anos da Banda de Música Major Xavier Torres, realizou um Concerto no Teatro José de Alencar. A solenidade aconteceu na noite da terça-feira (16) e contou com a participação de 38 policiais militares músicos, sendo três regentes e 35 tocando os mais diversos instrumentos.

Estiveram presentes, prestigiando o evento, a Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargadora Maria Nailde Pinheiro; o Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; o Coronel Comandante Geral, Márcio Oliveira; o Subcomandante Geral da PMCE, Coronel De Paula; o Subchefe do Estado Maior, Coronel Klênio; o Coordenador Geral de Operações, Coronel George, o Coordenador de Gestão de Pessoas da PMCE, Coronel Jano, o comandante do Comando de Policiamento Especializado, Coronel Farias, o diretor da Coordenadoria de Assuntos Financeiros da PMCE, Coronel Costa; a Coordenadora de Saúde , Tenente Coronel Sandra; a assessora de comunicação da PMCE, a Tenente Coronel Fátima e demais comandantes dos Grandes Comandos e Batalhões da Capital e Região Metropolitana.

Como novidade, a Banda de Música Major Xavier Torres formou, pela primeira vez, no cenário cearense, uma “Big Band”, ou seja, a PMCE inovou com uma apresentação musical onde há uma sonoridade diferenciada, voltada para o jazz. Ainda, o evento que movimentou o Teatro José de Alencar, com a participação especial da cantora e integrante da PMCE, 1º Tenente Julia Dantas, que cantou um sucesso de Marília Mendonça.

A Banda de Música Major Xavier Torres foi criada em 28 de outubro de 1854, por meio da resolução nº 683. Com 167 anos de existência, sedo, hoje, o corpo musical mais antigo do Estado em atividade. Atualmente, a Banda de Música da PMCE serve, diariamente, à população cearense, assegurando a tradição policial militar e contribuindo com a continuidade e estabilidade da cultura.

 

Medalha Major Xavier Torres

Um dos pontos altos do Concerto, foi a entrega da Medalha “Major Xavier Torres” onde foram agraciados oito militares prestaram relevantes serviços à PMCE e a Banda de Música Major Xavier Torres.
A comenda foi concedida para o Coronel PM RR Ricardo Vieira Catarina; Major PM RR Manoel Bonfim Gomes De Freitas; Major PM RR Marconi Mastroiani Ferreira Soares; Capitão PM RR João Joaquim Do Nascimento; Capitão PM RR Francisco Das Chagas De Souza; Capitão PM RR Francisco Gomes De Andrade; Capitão PM Madiel Francisco Dos Santos E Capitão PM José Vilderglan Rosalino Farias.

 

Assessoria de Comunicação da PMCE