Policial militar conquista três medalhas de ouro em Paraolimpíada Universitária em São Paulo

22 de setembro de 2021 - 18:32

O 2º Sargento PM Luís, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi destaque nas Paraolimpíadas Universitária 2021, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Ele conquistou três medalhas de ouro, subindo no topo do pódio nas categorias de 100 metros rasos, arremesso de peso e salto em distância. O evento esportivo aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro, reunindo competidores de todos os estados brasileiros.

O militar é paratleta há cerca de 1 ano, tem graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e está realizando especializações em Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício e Nutrição esportiva, além de MBA em academia e fitness. Atualmente, ele é lotado no Departamento de Educação Física da Companhia de Cães do Comando de Policiamento de Choque (CPCHOQUE).

Sua deficiência é proveniente de um acidente automobilístico em objeto de serviço, há 7 anos, que acarretou na amputação de um dos membros inferiores. Entretanto o fato não foi obstáculo para que o 2º Sargento Luís alcançar novos objetivos. Atualmente, o militar leva uma rotina de treino desportivo diário, aliado aos relevantes serviços que presta há mais de 18 anos na Corporação.

O comando da Instituição não só torce pelo sucesso do policial e atleta, como também vem promovendo meios para a melhoria pessoal e profissional, como a aquisição da prótese e sua manutenção. “Estou muito grato, voltei para casa com três medalhas. Isso é resultado de muito esforço, dedicação e treino. Agradeço à PMCE pelo incentivo e apoio para que eu pudesse competir nos jogos paralímpicos universitários 2021. Estou muito feliz”, comentou 2º Sargento PM Luis.

Ao ser questionado pelo próximos objetivos, o militar afirmou que irá continuar treinando forte para competições internacionais, a exemplo da Olimpíadas Paraolímpicas de Paris que ocorrerá em 2024.

Sobre Paralimpíadas Universitárias 2021

Realizada desde 2017, as Paralimpíadas Universitárias têm o objetivo de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas.

Nessa edição de 2021, o torneio esportivo reuniu 388 atletas de 180 instituições de ensino superior de 24 estados do Brasil. Os competidores participaram em sete modalidades esportivas distintas, sendo elas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.

Os jogos são realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e do Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).