Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual da PMCE completa 38 anos de existência

3 de agosto de 2021 - 16:44

O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), comemora 38 anos de dedicação à sociedade cearense. Para festejar a data, foi realizada uma programação alusiva ao aniversário, que iniciou nessa segunda-feira (2) e segue até esta quarta-feira (4). Uma solenidade, para homenagear os destaques operacionais do batalhão especializado, foi realizada na manhã desta terça-feira (3), no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

O evento contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, do coronel subcomandante-geral da PMCE, Clauber de Paula, além de outras autoridades como o tenente-coronel Alexandre Holanda, comandante do BPRE; o superintendente do Detran, Maximiliano Pedrosa Quintino, e representantes das Forças Armadas e instituições parceiras. Todas as medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19 foram respeitadas durante o evento.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, fez uso da palavra e ressaltou a importância desse momento. “São 38 anos de aniversário do BPRE, batalhão da Polícia Militar que tem uma dupla missão no Estado. Seus integrantes têm a missão de garantir a segurança no trânsito e prevenir acidentes, assim como outra missão importantíssima no combate à criminalidade, quando falamos da repressão de crimes como o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Trabalho que tenho a honra de acompanhar cada prisão e cada apreensão realizada”, afirma o gestor da SSPDS.
Sandro Caron também parabenizou os policiais do batalhão pelo desempenho no serviço diário. “A segurança pública é um sistema e o BPRE é peça fundamental. Fica aqui os meus parabéns pelos 38 anos do BPRE, ao trabalho realizado por todos os seus integrantes que desempenham seu serviço com qualidade”, disse.

O coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, falou sobre a importância do policiamento nas estradas e felicitou o comando e os integrantes da unidade pelo trabalho prestado à sociedade. “É uma grande alegria estar aqui comemorando os 38 anos de existência do BPRE e falar sobre a importância desse batalhão no contexto da segurança pública. Os policiais de trânsito têm um trabalho de suma importância atendendo todo tipo de crime, com a responsabilidade constitucional de agir, proporcionando um trânsito mais seguro e coibindo as infrações, por meio de sua presença ostensiva”, pontuou. O comandante também agradeceu aos gestores da unidade e a todos os policiais militares que diariamente doam suas horas de trabalho nas ruas.

MISSÃO

A missão do BPRE é atender todos os usuários das rodovias estaduais em situações de sinistro ou de forma preventiva, além de efetuar constantes prisões, apreensões de veículos e de cargas roubadas, atuando também no combate ao tráfico de drogas e de armas. O BPRE tem como parâmetro maior: “trânsito seguro, sociedade protegida”.

COMEMORAÇÕES

Na manhã dessa segunda-feira (2), aconteceu a inauguração do Memorial do Policial Rodoviário, em homenagem aos policiais militares mortos em cumprimento da missão. Já nesta quarta-feira (4), acontecerá uma palestra sobre o tema: “Educação de trânsito: uma nova perspectiva para redução dos acidentes de trânsito no estado do Ceará”. Evento, este, que encerrará as festividades.

BREVE HISTÓRICO

Antes do advento do decreto lei nº. 667, datado de 07 de julho de 1969, a gestão do trânsito rodoviário ficava a cargo de uma guarda estadual, subordinada ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens – DAER. Foi então que a Polícia Militar do Ceará passou a fazer esse papel, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, responsável pelo trânsito rodoviário.

Com o crescimento da demanda do trânsito rodoviário no Estado do Ceará, foi criada a companhia de policiamento rodoviário – CPRV, através do decreto nº. 16.056, datado de 3 de agosto de 1983, com a finalidade específica de patrulhar e fiscalizar as rodovias estaduais.

A companhia de policiamento rodoviário ao longo de sua existência sempre manteve vínculos com os órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais, celebrando com estes convênios melhores condições de execução de suas atividades administrativas e operacionais.

O BPRE era denominado de Polícia Rodoviária Estadual, porém, com a implantação da Lei nº 15. 217 de 5 de setembro de 2012 (lei de organização básica da PMCE) passou a denominar-se Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).

Por último, com o decreto nº 32.974 de 18 de fevereiro de 2019, que alterou a estrutura organizacional e dispôs sobre os cargos de provimento em comissão da PMCE, o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) passou a chamar-se de Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

FONTE: Assessoria de Comunicação da SSPDS