PMCE ajuda a salvar um homem e um bezerro que caiu no Canal da Integração

24 de abril de 2021 - 18:09 # # #

 

Parecia mais um dia serviço comum para a composição da Força Tática 3ª Companhia do 9º Batalhão da Policia Militar do Ceará (PMCE), mas não foi. A missão de servir e proteger veio de forma inusitada, quando um bezerro caiu no Canal da Integração e um homem resolveu ajudar o animal, entretanto, para os dois saírem de lá, policiais militares entraram em ação. O fato aconteceu na noite dessa sexta-feira, 23, na zona rural do distrito de São João do Aruarú, em Morada Nova.

Era por volta de 18h, quando os PMs realizavam patrulhamento de rotina por uma área de difícil acesso, localidade margeada pelo Canal da Integração, uma obra de infraestrutura, que lembra um rio e serve para transportar água para outras cidades do Estado.

Foi quando os policiais escutaram uma voz, distante, gritando, pedindo socorro e que vinha de dentro do Canal. Imediatamente, os policiais se dirigiram para o local e, com auxílio de lanternas, visualizaram um homem sendo arrastado pela correnteza do curso d’água, enquanto tentava salvar um bezerro.

Vendo o cidadão, já quase sem forças para resgatar o animal, os policiais militares não mediram esforços para ajudar no resgate. A equipe policial logo se dividiu, um dos policiais entrou no canal e os outros dois militares, com a ajuda de uma bandoleira (espécie de correia para sustentar o fuzil ao corpo), montaram um cordão para descer até a margem do canal e auxiliar na retirada das vítimas.

Com muito esforço, paciência e persistência, o policial alcançou o homem e o animal. Com o trabalho em equipe conseguiram içar e puxar o bezerro vivo, embora exausto e sem energia para ficar de pé, como é possível visualizar no vídeo. O homem também foi retirado do local. O cidadão que foi ajudado explicou aos militares que não era dono do animal. Apenas viu ele morrendo afogado e resolveu o salvar, arriscando sua vida.
“É muito gratificante a sensação de dever cumprido. Se colocar no lugar do outro é o que nos impulsiona para agir”, disse o comandante da patrulha, Soldado Alvine. Após o final feliz, os militares recolocaram seus acessórios de trabalho e seguiram a patrulhar na cidade, revigorados em servir e proteger a sociedade.

Assessoria de Comunicação da PMCE