Em Olimpíada Nacional, alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará arrastaram 98 medalhas, entre ouro, prata e bronze

21 de dezembro de 2020 - 18:22 # #

Os alunos do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (1º CPMGEF) foram destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2020. Ao todo 98 estudantes, entre nível médio e fundamental, foram contemplados com medalhas, sendo 40 de ouro, 33 de prata e 25 de bronze.

Realizaram a prova 201 alunos do 1º CPMGEF, eles foram divididos de acordo no a série, sendo 1º nível do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, 2º nível do 4º e 5º ano do ensino fundamental, 3º nível do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 4º nível do 1º ao 3º ano do ensino médio.

A OBA é um evento de cunho educativo que desperta interesses relacionados a pesquisa e educação nas áreas de astronomia e astronáutica, envolvendo conhecimentos adquiridos nos ramos de matemática e física. A olimpíada existe desde 1998 e é aberta a participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos.
A inscrição aconteceu no mês de abril e prova em novembro. O exame aconteceu virtualmente, em uma única fase, com 10 questões, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.

“Ao ver um resultado como esse, em uma olimpíada de nível nacional, vem um misto de sentimentos: alegria, orgulho, superação, acima de tudo, gratidão. Essa conquista é resultado do compromisso e trabalho de cada integrante que compõe o CPMGEF, coordenadores, professores e alunos. Para o ano 2021 a meta é intensificar o setor de olimpíadas e incentivar, cada vez mais, os alunos a participarem desses momentos”, afirmou a comandante do 1º CPMGEF, Tenente Coronel Asmenha. O coordenador dos colégios da Polícia Militar do Ceará, Tenente Coronel Porto, diz o seguinte: “Em um ano de grandes inovações, no cotidiano de ensinar e aprender, escola, professores e alunos, ainda conseguem se superar, como na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, de forma que a própria participação já se configura em verdadeira vitória, e em consagração da força de vontade”.

Assessoria de Comunicação da PMCE