Equipe do CPRAIO da PMCE salva bebê de três meses de engasgamento com manobra Heimlich em Fortaleza

26 de outubro de 2020 - 14:59 #

Uma bebê de apenas três meses de vida foi salva por uma equipe do motopatrulhamento do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) após se engasgar com papinha. O caso foi registrado por uma câmera do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na noite do último dia 07 de setembro, quando os PMs encontravam-se em deslocamento para o quartel na avenida Silas Munguba, em Fortaleza/Ce.

A equipe, composta pelos policiais militares Cabo Joelson, Soldado Elieser, Soldado Saulo e Soldado Sales Pessoa, foi parada pela mãe da criança desesperada relatando a situação de engasgo da bebê, já sem respiração e mudando a coloração devido a falta de ar. Imediatamente, os PMs iniciaram o socorro a vítima até uma unidade hospitalar. A avó e o bebê embarcaram em uma das motocicletas, pois a mãe estava muito nervosa. No caminho, a criança começou a reagir, momento em que os militares pararam os veículos e o Sd Sales Pessoa realizou uma técnica de salvamento conhecida como Manobra de Heimlich (procedimento que desobstrui as vias aéreas), vindo a criança a voltar a respirar. Em seguida, o bebê foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Itaperi, onde recebeu os cuidados necessários.

“Fomos surpreendidos com a ocorrência devido à gravidade da recém-nascida. Foi a ocorrência mais complexa da minha vida, pois uma vida estava em minhas mãos e tinha de salvá-la. Apliquei as técnicas necessárias e com a graça de Deus a criança retornou a respirar e a chorar. Foi o choro mais esperado e que me proporcionou a realização de mais uma missão cumprida, não pude deixar de lembrar da minha filha ao ver o olhar de gratidão daqueles pais”, relatou emocionado o Sd Sales Pessoa.

O Comando da PMCE parabeniza os guerreiros por cumprirem com êxito mais esta missão com bravura, ao tempo que reconhece a dedicação e o empenho de todos os profissionais de segurança pública em servir e proteger a sociedade cearense.

Assessoria de Comunicação da PMCE