Policiais Militares concluem estágio de adaptação à caatinga do Exército Brasileiro

26 de setembro de 2020 - 20:00 #

Cinco policiais militares pertencentes ao efetivo do 4°Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi/Cotar), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), concluíram na tarde de ontem, 25, o estágio de adaptação à caatinga do Exército Brasileiro (EAC). O EAC teve a duração de uma semana e aconteceu no campo de instrução do 40º Batalhão de Infantaria, em Crateús-CE.

Com instruções de sobrevivência e técnicas especiais que visam preparar o combatente para atuação no ambiente operacional de caatinga os 1º Tenentes Jonas, Charles (destaque no estágio) e Gladstone, bem como os Sargentos Rodrigues e Adriano concluíram com êxito as instruções.

Na ocasião os policiais militares receberam direcionamento sobre alimentos de origem vegetal e animal, processo de orientação na caatinga (bússola e GPS), os efeitos do calor e primeiros socorros e as características da área de operações.

Os instruídos passaram por um rigoroso processo de aprendizagem realizado em um dos locais mais desafiadores e inóspitos. O clima inóspito, a vegetação espinhosa, o terreno árido e pedregoso e a escassez de água levam o combatente ao limite de sua capacidade física e psicológica. O treinamento especial para superar tantas adversidades desse ambiente operacional fazem do aluno de caatinga um militar diferenciado.

O Comando da PMCE parabeniza os guerreiros por finalizarem com êxito mais um desafio. A qualificação é de suma importância para o engrandecimento de cada participante dentro e fora da atividade policial.