Policia Militar ambiental prende comerciante de pássaros em feira no bairro Henrique Jorge

22 de setembro de 2020 - 18:23 # #

Uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), prendeu dois homens que estavam comercializando de pássaros silvestres, sem a devida autorização. A ação aconteceu em uma feira livre, ontem (21), no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza-CE.

A ocorrência foi gerada no momento em que os policiais militares do BPMA realizavam fiscalização na feira livre, localizada na Rua Belém. Foram flagrados dois suspeitos com pássaros silvestres sem a devida autorização de criação e comércio. Eles tentaram se evadir ao perceber a aproximação da viatura, mas foram capturados.

Um deles, identificado como Francisco Alberto Alves dos Santos, 59, que já responde por crimes ambientais, estava com uma gaiola, três transportes e 20 pássaros, sendo: sete abre-fecha, dois galos de campina, três papa arroz, seis caboclinhos e dois periquitos do sertão. O segundo suspeito, Paulo Roberto Silva, 49, sem antecedentes criminais, estava com um golinha em uma gaiola.

Em razão do flagrante, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Meio Ambiente (DPMA), onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor de ambos, com base nos artigos 29 e 32 da Lei 9605/98.

Durante a fiscalização também foram apreendidos mais cinco pássaros silvestres, sendo dois galos campina, dois papas arroz e um bigodeiro. Eles estavam abandonados e dentro de gaiolas. Todos os animais apreendidos foram apresentados e entregue à DPMA.

 

Assessoria de Comunicação da PMCE