Sentinela – Esse é o mais novo App lançado pela PMCE e exclusivo para seus policiais militares

28 de maio de 2020 - 12:20 # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deu mais um passo no campo da tecnologia da informação. Nessa quarta-feira (27) a Corporação lançou para os seus policiais militares o aplicativo de smartphone “Sentinela PMCE”, que já está disponível para download em dispositivos móveis com sistema operacional Android, na loja de App da Play Store.

O “Sentinela” é um aplicativo gratuito e exclusivo para os policiais militares do estado do ceará. Entre as suas principais funções destacam-se a possibilidade de consulta e acompanhamento à IRSO (Indenização de Reforço Operacional); fácil acesso aos últimos BCGs (Boletim do Comando Geral) e Bis (BI) da atual Unidade do PM; acesso à ficha policial individual e também às ultimas notícias publicadas pela ASCOM (Assessoria da Comunicação da PMCE).

O idealizador do aplicativo foi um policial da própria instituição, Capitão Ataílo Rodrigues – Orientador da Célula de Tecnologia de Informação e Comunicação da PMCE. Em entrevista à ASCOM, o oficial explicou que a ideia de criação surgiu quando ainda era Comandante de Batalhão e os seus policiais lhe pediam cópia de suas fichas individuais, bem como por observar a necessidade de concentrar várias funcionalidades úteis em só lugar de fácil e rápido acesso. Já sobre o nome dado ao app, o Capitão disse que “remete ao termo militar sentinela, que está sempre a postos”

O “Sentinela PMCE” levou cerca de nove meses para ficar pronto. Tecnicamente falando, esse foi o período entre o levantamento de escopo, elaboração do design, prototipação e programação. O app já “nasceu” com diversas funcionalidades, mas estará sempre em aperfeiçoamento e evolução. Formulário de permutas on line, recebimento de ofícios de justiça e envio do comprovante de comparecimento são algumas das funções que estão sendo arquitetadas para serem incrementadas em breve ao software.

Perguntado sobre o que representa o “Sentilena” para a PMCE e a sua tropa, o Capitão Ataílo Rodrigues disse: “eu estimo que é um divisor na forma de comunicação entre a instituição e a tropa”. Sobre a versão do aplicativo para IOS, o oficial afirmou que ela está em fase de homologação pela Apple. A estimativa é que estará disponível já durante o mês de junho deste ano.

A PMCE avaliará os fedbacks dos policiais e solicitações de novas funcionalidades, os quais podem serem remetidos ao e-mail: sentinela@pmce.ce.gov.br.

Créditos:
Idealizador: Capitão Ataílo Rodrigues
Arquitetura do software: Capitão Ataílo Rodrigues
Design: Capitão Ataílo Rodrigues e Cabo Ravany de Sousa
Desenvolvimento: Levi Jordao

Links para download:
Play Store – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sentinela
Site da PMCE – https://www.pm.ce.gov.br/aplicativos/

 

Assessoria de Comunicação da PMCE