PMCE intensifica ações de conscientização social, durante quarentena provocada pelo Covid-19

8 de abril de 2020 - 12:28

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), o Ceará já possui 1.268 casos confirmados do novo coronavírus, com 42 mortes registradas, sendo o terceiro colocado no país em relação a quantidade de doentes confirmados, ficando atrás, somente, de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Segundo o Ministério da Saúde do Governo Federal, Fortaleza possui a maior incidência do novo coronavírus entre as capitais do país. Conforme dados divulgados ontem, 07, há 34,7 casos a cada 100 mil habitantes na capital cearense, tendo a pasta se pronunciado como “extremamente preocupante” a situação da cidade.

Em função da gravidade da doença e também do seu rápido avanço, foi publicado o Decreto Estadual nº 33.519, em 19 de março de 2020 – Decreto prorrogado pelo de nº 33537 de 06 de abril de 2020 – que, em caráter excepcional, decretou situação de emergência em saúde no Estado para enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus, e suspendeu as atividades consideradas como “não essenciais”, a exemplo de bares, cinemas, academias, shopping centers, feiras e exposições, dentre outros.

Como forma de fiscalizar o fluxo de pessoas e/ou cargas e produtos no nosso estado, existem 27 Postos Fixos de Fiscalização (PFF) do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Do total, 10 estão localizados em municípios cearenses cujas áreas fazem divisas com outros estados.

A fim de conscientizar a população a cumprir as medidas de isolamento social na quarentena, as viaturas no nosso Estado estão divulgando a seguinte narração nos alto-falantes:

“A Polícia Militar pede que a população evite aglomerações em locais públicos. O momento é de conscientização, por isso faça a sua parte e ajude a diminuir a disseminação do coronavírus. Por favor, para a sua segurança, dos seus amigos e dos seus familiares, volte para casa! Você sempre pode contar com a Polícia Militar, e temos a certeza de que podemos contar com você. Polícia Militar: junto com você no combate ao coronavírus”.

Estamos nas ruas para servi-los e protegê-los. Nesse momento tão crucial, a fim de tentarmos impedir uma expressiva contaminação quando o Covid-19 atingir o ápice, faça a sua parte: fique em casa.

Assessoria de Comunicação da PMCE