PMCE E POPULAÇÃO, ALIADOS CONTRA O CORONAVÍRUS

26 de março de 2020 - 16:15 # # # #

Em meio aos esforços para conter o avanço do novo coronavírus, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) conta com o apoio da população para que seja informada de possíveis locais onde possa haver a propagação do vírus. Espaços públicos, de utilização coletiva ou que possam facilitar a disseminação da doença não devem estar funcionando em todo o estado do Ceará. O telefone para denúncias é o 190.

“Precisamos da ajuda da população para que ela mesma indique onde possa haver o descumprimento das ações adotadas pelo Estado no combate ao coronavírus. Para conter o avanço do vírus é de suma importância a diminuição, ao máximo, da circulação de pessoas no território estadual”, afirmou o coronel comandante geral, Alexandre Ávila.

Atualmente, uma das principais ações da PMCE tem sido com base no decreto estadual nº 33.519, anunciado na última quinta-feira (19), pelo governador Camilo Santana. Além das  ações de combate à criminalidade, as atuações preventivas contra a disseminação do vírus em todo o Ceará e barreiras sanitárias nas fronteiras do Estado também tem sido desempenhadas pelos policiais militares, tudo visando a segurança da população cearense.

Caso haja o descumprimento do decreto, é função da PMCE que o problema seja resolvido. “Primeiro há um trabalho de conscientização, informando as possíveis penalidades e a necessidade da responsabilidade social que cada um tem de ficar em casa e evitar aglomerações. Somente em casos de total desobediência e resistência que a pessoa é encaminhada para a delegacia”, explica o comandante da PMCE.

Em caso de descumprimento a PMCE pode conduzir o infrator a Delegacia de Polícia Civil mais próxima com base no artigo 268 do código penal, dos crimes contra a saúde pública, e, também, pelo artigo 392 da mesma lei e que trata de resistência a ato legal.

Assessoria de Comunicação da PMCE