Vice-Governadora participa de solenidade de encerramento do terceiro ano do Colégio da Polícia Militar

9 de dezembro de 2019 - 08:33 #

Emoção e sentimento de dever cumprido. Essa foi a marca da solenidade cívico-militar de conclusão do 3º Ano do Ensino Médio do 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó – 1º CPM-GEF, realizada na tarde dessa quinta-feira (5), no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO). O célebre momento contou com a presença da excelentíssima vice-governadora do Estado, a professora Izolda Cela, que, além de nomear a turma de concludentes, também foi homenageada.

A vice-governadora agradeceu o reconhecimento da turma em prestigiá-la com o seu nome e agradeceu: “Recebo esta homenagem com muita honra e gratidão por este momento de transformação na vida de vocês formandos. Sei da importância que este ciclo significa na vida de cada um”. Ainda para a vice-governadora a conclusão do ensino médio é a primeira etapa vencida para a entrada na vida adulta. “Este momento terá o seu valor daqui a alguns anos e, sem dúvida, vocês serão saudosos a sua escola e a tudo que viveram”. Por fim, a professora Izolda desejou sucesso aos concludentes que a homenagearam com uma placa de agradecimento entregue pela aluna coronel Ana Melo.

Além da vice-governadora, o evento contou com a presença do comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, do coordenador dos colégios, coronel PM Kennedy Pimentel, e da comandante do 1º CPMGEF, tenente-coronel Asmenha Torquato, e o engajamento de todos os oficiais e praças que atuam no colégio, bem como os professores e convidados.

Dentre as homenagens prestadas durante a solenidade, a turma nomeou o comandante geral da PMCE com o título de patrono. Já a servidora civil Oziene Bizerra foi nomeada como madrinha, enquanto os docentes Edmo Magalhães e Letícia Freitas forram os professores homenageados. Dentre os monitores prestigiados estão o 1º sargento PM Alexandro Farias e a cabo PM Mônica de Sousa. Esses homenageados participaram do descerramento da placa da turma dos concludentes. O quadro constando fotos de cada grupo do terceiro ano e a relação nominal dos formandos ficará fixado na galeria em que expõe os quadros de todas as turmas desde a fundação do colégio.

Alexandre Ávila, coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ressaltou o papel educacional da instituição. “Temos agora um sentimento que mistura alegria e agradecimento por poder participar de uma das missões mais nobres que o ser humano pode ter, que é a capacidade de transformar corações e mentes através da educação. Essa alegria não tem preço”, afirmou.

Além de celebrar o término do ano letivo dos concludentes, o momento solene em que promoveu a Passagem de Comando do Batalhão Escolar, o qual estava  sob o comando do aluno coronel Yago Eloy, agora, após seguir as formalidades de transição, o aluno tenente-coronel Lucas Monteiro recebeu o comando e fará administração nesta posição ao longo do próximo ano. Este ato foi presidido pelo comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila. Os alunos comandantes substituto e substituído fizeram revista a tropa e prestaram continência à Bandeira Nacional.

Após o juramento comandando pelo aluno coronel Lucas Saraiva, firmando junto ao grupo os valores adquiridos a serem desenvolvidos numa vida pós-colégio, o momento mais esperado da solenidade foi realizado com maestria pela turma, o complexo, nesta apresentação os concludentes por meio de marcha sincronizada abrilhantaram o encerramento do evento. Em seguida, o tradicional “fora de forma” foi comandando pelo aluno coronel Iago Eloy encerrando a solenidade.

FONTE: SSPDS