PMCE capacita 210 policiais militares visando fortalecer o policiamento de proximidade

18 de setembro de 2019 - 19:36 # #

Visando fortalecer o exercício do policiamento de proximidade nas comunidades, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) promove, nesta quarta-feira (18), uma capacitação com 210 policiais militares, lotados nas Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) de Fortaleza. A palestra foi ministrada pela advogada e facilitadora sobre comunicação não-violenta e dos círculos de diálogo, Karolina Evangelista, na sede da Assessoria de Polícia Comunitária (APCom), no bairro Edson Queiroz, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

Para o assessor da APCom, capitão PM Messias Mendes, a capacitação que tem como foco a “Comunicação Não-Violenta” é fundamental para refinar as ações do policiamento proativo. Ou seja, aquele que segue uma filosofia pautada na prevenção, por meio do trabalho de conscientização nas escolas, mediação de conflitos, combate a violência contra mulheres e visitas às residências”, explicou o capitão.

“A forma como o policial aborda as pessoas, como ele fala e como ele direciona as ocorrências é fundamental para minimizar os conflitos, na comunidade, entre as pessoas que ali residem, e entre essas mesmas pessoas e a Polícia. Então, hoje, nós trouxemos esses profissionais para que eles se aprofundem nessa vertente de policiamento comunitário, porque para nós, é fundamental essa capacidade de se expressar, sem necessariamente exercer a violência como instrumento de autoridade”, pontua. Atualmente, o Estado possui 15 Unisegs, sendo 13 em Fortaleza; que abrangem 58 bairros; e duas no interior, sendo uma em Sobral e outra em Juazeiro do Norte.

“A linguagem é tudo o que há de mais relevante para que você possa ter empatia com o outro. Então dentro dessa perspectiva, a comunicação não-violenta se constitui como uma das principais estratégias de policiamento no século XXI. Porque estamos em uma era que é fundamental o bom relacionamento com o próximo. Então, estamos potencializando essa primeira ferramenta de progressão do uso da força, que é o refinamento da fala: a forma de abordar e olhar, a entonação da voz e a postura corporal. Detalhes que são muito importantes em um cenário de conflito”, destaca o capitão da PM.

Trabalho continuado

A APCom realiza, periodicamente, capacitações e instruções voltadas ao policiamento de proximidade na Capital. Entre as iniciativas, está a instrução especializada realizada com PMs que atuam nas bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No total, 210 policiais militares partiparam do curso, que trabalha módulos sobre a mediação de conflitos, justiça restaurativa, filosofia de polícia comunitária, atuação dos policiais militares no Estado democrático de Direito e sobre o uso adequado da força.

Fonte: SSPDS