Polícia Militar realiza visita comunitária a crianças do Conjunto Palmeiras

13 de setembro de 2019 - 11:34

O serviço policial militar consiste em prevenir ações delituosas e combater a criminalidade, mas dentro do contexto da prevenção, existem atividades voltadas para a interação com a comunidade. Entendendo esse princípio, militares da 2ª Companhia do 16º Batalhão Policial Militar (2ªCia/16ºBPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) visitaram, na tarde dessa quarta-feira (11), crianças da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Antonio Girao Barroso, localizada no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.

Dezenas de crianças ficaram felizes com a visita dos agentes de segurança pública. Em um momento fraterno, os militares conversaram com pais, alunos e professores. A interação com os pequenos foi feita por meio de palestra e conversas individuais. A atividade, que é desenvolvida por policiais comunitários, consiste em efetuar visitas periódicas aos membros da comunidade onde é realizado o policiamento preventivo.

São visitadas residências, comércios, bancos, escolas, creches, igrejas, lideranças comunitárias e órgãos públicos, que fazem parte da circunscrição do policiamento. O policial, por meio desse procedimento, deve catalogar e conhecer as pessoas da sua comunidade, bem como, conhecer seus anseios e necessidades específicas.

Para o Tenente Falcão, comandante da 2ªCIA/16º BPM, a visita é importante para uma melhor interação com a comunidade. De acordo com o oficial, a PMCE, enquanto polícia preventiva, deve atuar promovendo uma cultura de paz, trazendo solução para problemas. “Para um policiamento eficaz, é extremamente importante o apoio da comunidade local. Busquei interagir e conhecer melhor a comunidade escolar, estreitando os laços de confiança com alunos, pais e professores”, afirma o militar.

 

Fonte: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social  – SSPDS