Aesp forma profissionais para atuarem como regente de bandas militares

21 de agosto de 2019 - 08:10 #

Um grupo de 11 agentes de segurança, sendo dez policiais militares e um bombeiro do Estado do Ceará, concluiu, nessa terça-feira (20), a primeira edição do Curso de Capacitação para Regentes de Bandas Militares, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). A capacitação teve o objetivo de qualificar os profissionais, que já compõem a banda de música Major Xavier Torres da Polícia Militar do Ceará, e demais músicos que atualmente, encontram-se em batalhões na Capital e Interior do Estado, para que possam reger com eficiência técnica uma orquestra de instrumentistas.

Segundo o coordenador do curso, capitão PM Marconi Mastroianni Ferreira Soares, essa capacitação era um desejo antigo de qualificar e aprimorar os conhecimentos dos musicistas militares. “É de suma importância para a formação continuada dos músicos que fazem parte da Banda da Polícia Militar, e assim trazer melhorias no âmbito da capacitação humana com reflexo para a sociedade, para a Polícia Militar, melhorando assim a qualidade dos profissionais. Trazendo assim, um leque cultural para a Polícia, fortalecendo os laços também com a sociedade e fazendo esse intercâmbio de comunicação através da música”, destacou o oficial.

A capacitação de 50 horas/aula foi ministrada por músicos experientes e contemplou em seu conteúdo programático aulas de fundamentos de regência para banda de música; prática de conjunto para banda de música; seminários, palestras, entre outras disciplinas que auxiliaram os músicos a transmitir o conteúdo rítmico de uma partitura através de gestos.

A subtenente PM Joiania Marques foi a primeira mulher militar a atuar como regente da Banda de Música Major Xavier Torres, que este ano completa 165 anos. Para a concludente, essa capacitação serviu para unir a vivência musical com os novos saberes adquiridos durante a capacitação. “Pra mim, é uma responsabilidade muito grande esse título de regente, e também por ser a primeira regente mulher da banda de música Major Xavier Torres da Policia Militar. É uma responsabilidade maior ainda. Quantos grandes regentes e músicos profissionais passaram ao longo desses anos? Então, hoje, como mulher, fazer parte também desse grupo é uma responsabilidade muito grande. Cada dia vou me profissionalizar mais e dar o meu melhor”, afirma a discente.

A solenidade de encerramento foi marcada por apresentações musicais conduzidas pelos novos regentes. Na ocasião, o formando sargento BM, Argemiro Correia de Oliveira Neto, teve a oportunidade de está à frente da regência da Banda da Policia Militar do Ceará, reafirmando assim, a integração existente entre as instituições de segurança pública do Estado.

Também prestigiaram o evento o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; o comandante da banda de música Major Xavier Torres, Capitão PM Marconi Mastroiani Ferreira Soares; o diretor pedagógico do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Walter Célio Lima de Oliveira, além de docentes, discentes e familiares.

FONTE: SSPDS