Unidade Especializada da PMCE realiza conscientização sobre uso do fogo controlado em Sobral

19 de agosto de 2019 - 08:16 #

Pensando em minimizar os riscos das queimadas que são realizadas sem a autorização para o uso do fogo controlado e devido aos altos índices de ocorrência de incêndios florestais, a 3° Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com sede em Sobral, vem realizando um trabalho de conscientização na cidade. O trabalho começou após divulgação de pesquisas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) revelarem o mapeamento do município de Sobral como uma das maiores áreas de risco para ocorrência de incêndios.

Um dos resultados dessa ação foi a condução de uma pessoa à delegacia, na manhã dessa quinta-feira (15), suspeita de realizar queimadas irregulares na localidade de Jaibaras, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), De acordo com informações dos agentes de segurança que atenderam à ocorrência, o infrator estava com uma caixa de fósforos e desconhecia sobre a necessidade de autorização para a realização de queimadas, definidas nos termos do Código Florestal (Lei 12.561/2012).

Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a Delegacia Regional de Sobral, onde foi lavrado um boletim de ocorrência (BO) para registro do fato.

Uso do fogo controlado

O uso do fogo controlado é empregado como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais, além de pesquisa científica e tecnológica. De acordo com o Código Florestal, a queima controlada é permitida nas práticas de prevenção e combate aos incêndios e também no emprego da queima controlada em Unidades de Conservação. A autorização pode ser solicitada na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), responsável pelas áreas estaduais, ou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando as áreas pertencerem a Unidades de Conservação.

Denúncias

A população da região Norte do Estado do Ceará pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais sobre ocorrências com incêndios florestais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 2144-3424, do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

FONTE: SSPDS