Policias Militares da PMCE realizaram curso de Comunicação Social na PMESP

19 de agosto de 2019 - 11:19 # # # #

Na era da informação pela qual passamos, a Comunicação Social tem se tornado uma peça cada vez mais imprescindível para as Instituições Públicas que objetivam construir e manter reputações positivas e sólidas perante os membros que a compõem, bem como a sociedade na qual estão inseridas. Atenta à essa tendência, a Polícia Militar do Ceará vem investindo progressivamente no aperfeiçoamento profissional dos membros que atuam na sua Assessoria de Comunicação – ASCOM/PMCE, a fim de que possam exercer cada vez melhor suas funções.

Dando continuidade a esse investimento, a Corporação enviou ao Estado de São Paulo mais três policiais militares – um Soldado e um Cabo que atuam na ASCOM/PMCE e um outro Soldado da ASCOM da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – ASCOM/SSPDS, para realizarem o Curso de Especialização em Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CEP II/2019).

O curso foi desenvolvido e ministrado em grande parte pelos oficiais e praças do Centro de Comunicação Social da PMESP – CComSoc, tendo início dia 5 de agosto e findando-se no último dia 16. As aulas foram ministradas em maior parte no auditório do Comando de Policiamento de Choque da PMESP, de segunda a sexta-feira em turnos matutinos e vespertinos. Dos 46 alunos que realizaram a capacitação, 42 eram na própria coirmã paulista, um da Polícia Militar de Santa Catarina e os demais da PMCE.

Por meio do curso, os militares puderam aperfeiçoar seus conhecimentos com aulas que abordaram temas como Relacionamento com a mídia; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Cerimonial; Marketing, Design e Mídias Digitais, tudo com foco para aplicabilidade no âmbito da instituição Polícia Militar. Esses conhecimentos teóricos foram postos em prática pelos alunos, por ocasião da realização da sua própria solenidade de formatura de conclusão do curso, que aconteceu no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar – Copom.

Além das instruções em sala de aulas, os alunos puderam conhecer as instalações físicas do CComSoc que fica no Quartel Geral da PMESP; realizar aulas práticas no laboratório de informática, onde foram instruídos de forma mais aprofundada sobre as ferramentas de gerenciamento institucional da rede social Facebook; realizar, ainda, uma visita guiada à emissora Rede TV, percorrendo por suas seções, conhecendo os estúdios de gravação dos programas televisivos, e tendo, ao fim, a possibilidade de esclarecer as principais dúvidas diretamente com os diretores e representantes da emissora.

“Compartilhar conhecimentos e adquirir novos meios de alavancar a imagem da nossa instituição”, essas foram as palavras do CB PM Valberto da ASCOM/PMCE, quando perguntado sobre a importância de realizar esse curso na PMESP. Para o SD PM Cardoso, outro concludente do curso que também integra a ASCOM/PMCE, “a realização dessa capacitação nos permitiu observar de perto quais as principais estratégias de comunicação implementadas pela PMESP que vêm dando certo e que podem ser transplantadas com sucesso para nossa Corporação.

Já para o SD PM Edmundo da ASCOM/SSPDS, “o curso ofereceu uma oportunidade de expandir os conhecimentos voltados para a Comunicação Social”. Na visão da SD PM Lilair da PMESP, integrante do CComSoc e concludente do curso, “a troca de experiências com os PMs do Ceará, marcada por momentos de descontração e conhecimentos, foram fundamentais e gratificante para nós Policiais Militares de São Paulo”.

O Comando da PMCE parabeniza todos os concludentes do Curso de Especialização em Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CEP II/2019), ao tempo em que externa seu sentimento de gratidão à PMESP por mais uma vez oportunizar-nos a participação nesse tão bem conceituado curso de aperfeiçoamento profissional, o qual revestirá, certamente, em uma atuação ainda melhor por parte da nossa Assessoria de Comunicação.

Assessoria de Comunicação da PMCE