Páscoa dos Militares é celebrada em Fortaleza

9 de agosto de 2019 - 13:43 # # # # #

A Páscoa dos Militares é comemorada todos os anos pelas Forças Armadas e Forças Auxiliares, em todo País. Neste ano, em Fortaleza, a Marinha do Brasil foi responsável pela organização dos eventos, que aconteceram na manhã de hoje, 09.

A Missa Católica aconteceu na Catedral Metropolitana de Fortaleza e foi presidida por Dom Fernando Guimarães. O momento espírita ocorreu no auditório da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará e foi celebrada pelo CC (T) Adroaldo e o culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Templo Central teve como responsável o 1º Tenente (CN) José Roberto.

Reuniram-se para a comemoração da Páscoa dos Militares (missa católica, culto evangélico e reunião espírita) autoridades civis, militares e eclesiásticas; militares da Ativa, Reserva e Reformados; Veteranos da FEB, SOAMARINOS, UNOMARCE; Veteranos do CFN, Círculo Militar, Escoteiros, Servidores civis e familiares.

A Polícia Militar do Ceará acredita que, para desempenhar com eficiência a missão de servir e proteger o cidadão cearense, os policiais militares devem cuidar também, do aspecto espiritual, por isso, incentiva e participa de celebrações como essa, de integração e de reflexão.

História

A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época, por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar desta festividade religiosa.

Desta forma, a Páscoa dos Militares preserva a história do final da II Guerra Mundial, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal. É permitido participar deste evento os segmentos católico, espírita e evangélico (cada um com uma festividade diferente), já que esta festividade tem por objetivo estimular o espírito de religiosidade e reafirmar os valores cristãos dos militares.

Para conciliar o calendário com as escalas de serviço das Forças Armadas e Forças Auxiliares, convencionou-se que a Páscoa dos Militares seria no período diferente do tradicional. As celebrações acontecem em datas determinadas em cada região, de acordo com o Arcebispado Militar do Brasil.

Assessoria de Comunicação da PMCE