Com implantação em Acopiara, Governo conclui expansão do Raio para as 44 cidades com mais de 50 mil habitantes do Ceará

9 de agosto de 2019 - 11:02 #

O município recebeu também o reforço de 17 câmeras do sistema de videomonitoramento. Os equipamentos são conectados aos demais espalhados pelo estado e ajudam a monitorar e inibir ações de criminosos

A noite dessa quinta-feira (8) foi de festa em Acopiara, na região Centro-Sul cearense. Isso por causa da chegada do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ao município. Além do reforço policial, a cidade recebeu um moderno sistema de videomonitoramento. As duas iniciativas do Governo do Ceará buscam levar mais segurança e tranquilidade à população. A partir de agora, todas as cidades com mais de 50 mil habitantes no estado possuem grupamento especial e o monitoramento em tempo real das câmeras. O governador Camilo Santana participou da solenidade ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

“O Raio é um batalhão especial, de elite, todo motorizado e altamente treinado. A sede do batalhão é aqui no município. Vocês vão ver a diferença com a presença do Raio aqui em Acopiara. É impressionante o resultado das ações. Além disso, vem com um sistema de videomonitoramento. São 17 câmeras com um trabalho de inteligência, com a base de acompanhamento das imagens aqui no município e integrado com Fortaleza. É a tecnologia unida ao reforço policial para combater a criminalidade”, destacou Camilo Santana.

Acopiara foi a 44ª cidade a receber o efetivo do CPRaio e o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O reforço do efetivo será de 37 policiais militares, que terão ao seu dispor 16 motocicletas e uma viatura. O videomonitoramento será feito por 17 câmeras durante as 24 horas. O Governo do Ceará agora trabalha com a finalidade de levar o reforço do Raio e a instalação de sistemas de videomonitoramento para municípios com mais de 30 mil habitantes.

Bons resultados

A segurança pública foi uma das áreas que mais recebeu investimentos nos últimos anos. A ampliação do número de bases do Raio e de policiais lotados no grupamento especial era uma das ações planejadas pelo Estado para atuar no combate à criminalidade. Atualmente, 2.424 policiais militares fazem parte do Raio nos 44 municípios onde a unidade está instalada, incluindo a cidade de Fortaleza.

A formação de uma grande rede estadual de vigilância eletrônica também estava nos planos. Mais de 760 câmeras foram instaladas somente nas cidades do Interior e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O equipamento é de alta performance capaz de realizar giros de 360 graus, com visão noturna, além de identificar veículos furtados e roubados por meio da leitura de placas de veículos. Com as 2.543 câmeras da Capital e as 761 no Interior, o Ceará tem 3.304 equipamentos disponíveis 24 horas para combater o crime no Estado.

O secretário André Costa enalteceu os bons resultados que estão sendo apresentados na área da segurança. “Estamos há 15 meses seguidos reduzindo os homicídios no Ceará. 25 meses seguidos reduzindo roubos. Somos o estado que mais reduz homicídios no Brasil”, disse o gestor, que aproveitou a ocasião para solicitar aos moradores que trabalhem juntos com os policiais no combate à criminalidade. “Quero pedir a participação de vocês denunciando, registrando o boletim de ocorrência, porque isso é muito importante para dar informação para a Polícia trabalhar”, concluiu André.

O trabalho de integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento tem resultado diariamente na elucidação de roubos e prisões de suspeitos por roubo, furto e receptação de veículos. Juntos, a leitura de placas viabilizada pelo Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) e a habilidade dos policiais do Raio nas ruas contribuem para dar mais agilidade às abordagem das composições da Polícia Militar, resultando em mais prisões e apreensões.

Como antigamente

A aposentada Lineusa Queiroz era só alegria com a chegada dos policiais do Raio à sua cidade natal. Para ela, o reforço policial vai dar mais tranquilidade para a população. “A gente vai se sentir mais segura para passear à noite pelas ruas, ficar sentada na calçada conversando com os amigos, utilizar o telefone celular sem preocupação. Estamos confiantes que vamos ter mais segurança na nossa cidade com a chegada do Raio”, disse dona Lineusa.

Participaram também da solenidade os deputado estaduais Dr. Sarto (presidente da Assembleia Legislativa), Marcos Sobreira, Nizo Costa e Daniel Oliveira, além do deputado federal Domingos Neto e o prefeito municipal Antônio Almeida.