Crianças e adolescentes do Projeto “Lutando Pela Paz” participam de exame para troca de faixas

24 de junho de 2019 - 16:58

Na última quarta-feira, 19, sessenta e oito crianças e adolescentes pertencentes ao Projeto Social “Lutando Pela Paz”, da Área Integrada de Segurança – AIS 02, participaram de um importante evento socioeducativo no qual, através do tradicional “exame de faixas”, galgaram novos degraus como artistas marciais, mais precisamente na milenar arte do karatê.

À frente desta iniciativa, que teve lugar na EEFM Dr Gentil Barreira, situada na Rua 202 C, número 111, Conjunto Ceará, em Fortaleza-CE, estavam presentes os professores 2° Sgt PM Heldo Lima e Cb PM Dário Gama, ambos faixas pretas.

O Karatê é uma arte marcial de origem japonesa que visa o aprimoramento corporal e o controle emocional, mas para as crianças, adolescentes e pais, a atividade ministrada pelos dois policiais militares de forma totalmente voluntária vai além dos atributos ora mencionados. O que se presenciou foi uma incrível demonstração de amor pela milenar arte, carinho por parte dos instrutores, sem descuidar da disciplina, que, segundo o testemunho satisfeito dos pais dos alunos, tem feito toda a diferença, seja nos estudos, seja no lar.

Segundo a senhora Auridiana Castro, mãe de uma criança que participa do “Lutando Pela Paz”, a importância do projeto se dá pelo fato de “tirar o filho das más influências na rua, além de ter melhorado a saúde dele”. Para Kaik, uma das crianças, que está há alguns meses e já é faixa amarela de Karatê, as mudanças que ocorreram desde que ele ingressou no projeto foram muito positivas já que “era muito danado e agora que vim me comportar. Hoje meus pais ficam muito felizes quando veem que minhas notas melhoraram”.

Assim, por meio do esforço dos policiais militares, vidas têm sido transformadas, afastando crianças e adolescentes, outrora fadadas a serem vítimas da violência, através do esporte. O sorriso brotou no ginásio ao som da tradicional saudação “Oss”.

Assessoria de Comunicação da PMCE