Polícia Militar captura trio envolvido em invasão de escola na zona rural de Canindé

13 de junho de 2019 - 08:21 #

Após buscas ininterruptas, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram três indivíduos, sendo dois adultos e um adolescente, no município de Madalena, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15). Destes, um dos maiores e o menor são suspeitos de invadirem uma escola situada no distrito de Esperança, em Canindé, também na AIS 15, enquanto o terceiro indivíduo preso é suspeito de auxiliar na fuga de um dos integrantes do grupo que cometeu o crime contra a instituição de ensino. A ação, iniciada na noite da última segunda-feira (10), resultou ainda na apreensão de um arsenal, contendo seis armas de fogo e munições de diversos calibres.

Nessa terça-feira (11), equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e da Força Tática (FT) diligenciavam pela localidade de Pau D’arcal, zona rural de Canindé, com o objetivo de capturar o grupo responsável pela invasão da escola, na noite da segunda (10). Durante as buscas, os militares chegaram ao paradeiro de dois suspeitos, o maior identificado como Francisco Mauro Júnior Pereira (27) e um adolescente de 17 anos. Dando seguimento ao trabalho policial, uma pistola calibre .40, com dois carregadores e 30 munições intactas foram encontrados por policiais do CPRaio. O material estava em um veículo que pertencia a Maykson Gleytson de Castro Jacó (30), um dos partícipes da ação contra a escola, que morreu em uma troca de tiros com policiais, durante a fuga, na madrugada da terça (11).

As diligências continuaram e, no final da tarde dessa terça-feira (11), os PMs do Destacamento de Madalena prenderam, na localidade de Ouro Preto, zona rural daquele município, Edival Clemente Alves (45), apontado como o responsável por facilitar a fuga dos membros do grupo que invadiu o colégio. Com ele, foram apreendidas seis armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38, duas espingardas do tipo socadeira, uma espingarda calibre 36 e uma espingarda calibre 12, além de muitas munições de calibres variados, pólvora, espoletas e cartuchos.

Os três capturados e todo material apreendido foram levados para a Delegacia Regional de Canindé, onde foram realizados os procedimentos cabíveis ao fato. Francisco Mauro foi autuado em flagrante por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, ameaça, desacato e corrupção de menores. Já Edival Clemente foi autuado por posse irregular de arma de fogo. Contra o adolescente foi registrado ato infracional análogo aos crimes de associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e desacato. A Polícia mantém o trabalho de buscas, agora com o objetivo de capturar outros partícipes da ação criminosa.

O crime contra a escola

Na noite da última segunda-feira (10), uma equipe do CPRaio foi acionada para atender a uma ocorrência de invasão a uma escola situada na localidade de Esperança, em Canindé. Os policiais seguiram até o local indicado e, ao chegarem, avistaram quatro indivíduos armados que, ao verem a composição efetuaram disparos de arma de fogo. Os militares revidaram. Em seguida, o grupo fugiu. Durante a busca, os policiais encontraram as motos utilizadas pelos infratores e também uma espingarda calibre 12.

Apreensão anterior

Já na madrugada de terça-feira, durante as diligências, houve nova troca de tiros entre os suspeitos e as equipes da PM. Um dos indivíduos foi atingido, enquanto os outros três fugiram em direção a um matagal. O homem ferido, identificado como Maykson Gleytson de Castro Jacó, foi socorrido ao hospital, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38, com três munições deflagradas e duas intactas. Maykson Gleytson tinha antecedentes criminais por homicídio, crime cometido em abril de 2010, pelo qual o infrator tinha um mandado de prisão em aberto.

FONTE: SSPDS