PMCE participa do “Maio Amarelo”

16 de maio de 2019 - 21:08

O Evento “Maio Amarelo” tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A escolha do mês deve-se à data 11 de maio de 2011, na qual a Organização das Nações Unidas – ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em relação ao “amarelo”, a escolha deve-se ao fato de a cor simbolizar a sinalização do trânsito, que remete à advertência e à atenção.

Em Fortaleza, na manhã de hoje, 16, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza-CE, ocorreu o evento “Maio Amarelo”, que contou com a participação da Polícia Militar do Ceará – PMCE, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC, Guarda Municipal, dentre outros órgãos.

De acordo com o Major PM Rubens, do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual – BPRE, da Polícia Militar do Ceará: “Nós, que trabalhamos mais diretamente com o trânsito, nos 12.000 km de rodoviais estaduais que são fiscalizadas pelo BPRE, vamos mostrar nesse evento ao cidadão como ele deve proceder numa viagem, a fim de evitar acidentes e mostrar que o nosso Batalhão não é somente para ‘aplicar multa’, como algumas pessoas comentam. O nosso objetivo é trazer segurança ao cidadão; é preservar vidas, diminuindo os acidentes de trânsito e o número de vítimas fatais desses acidentes. Estamos aqui para somar, para orientar o cidadão de bem.

Segundo o Tenente Coronel PM Lima – Comandante do BPRE – “o diferencial, neste ano, no Maio Amarelo se deve à conscientização por parte das crianças, dos nossos filhos, chamando os pais a seguirem as normas de trânsito: ao entrar no veículo, colocar o cinto de segurança, ao subir na motocicleta colocar o capacete, não exceder o limite de velocidade da via. São essas crianças que hoje estão nos conscientizando, a fim de alcançarmos o nosso objetivo, que é o de reduzir em 50% os índices de acidentes de tráfego nas vias do Ceará”.