População de Trairi recebe equipes do Raio e sistema de videomonitoramento

15 de abril de 2019 - 08:56 #

Município da RMF terá agora o reforço de 37 policiais especialistas no trabalho ostensivo. Agora, 42 cidades cearenses contam com unidades do CPRaio.

O Governo do Ceará segue ampliando as ações de Segurança Pública na Região Metropolitana de Fortaleza. Nesse sábado (13), foi a vez da população de Trairi ser beneficiada com a implantação do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e com a integração do município ao sistema de videomonitoramento do Estado. A novidade foi celebrada em evento no Centro da cidade, com presença do governador Camilo Santana, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, dentre outras autoridades políticas e policiais.

Camilo Santana apresentou à população o comando policial e cumprimentou todo o efetivo que irá às ruas em Trairi, e também operou as câmeras de videomonitoramento para apresentar o funcionamento do sistema aos presentes. No seu discurso, o chefe do Executivo destacou o compromisso do Governo do Ceará em combater os crimes em todo o Estado, com investimentos em reforço policial e melhor estrutura para a Segurança.

“Agora temos aqui em Trairi o que há de melhor em equipamentos, e o que há de mais bem preparado em profissionais. Essa é uma polícia mais ostensiva, toda motorizada para ir até onde o bandido está com rapidez e sem obstáculos. A equipe também é altamente equipada com armas pesadas. Juntamente com esse trabalho, o sistema de câmeras servirá para a investigação da polícia e também como prevenção contra roubos e assaltos”, ressaltou o governador.

Após o lançamento das ações, Camilo Santana e sua comitiva visitaram as instalações da sede do CPRaio em Trairi. Também acompanharam o governador no evento o prefeito da cidade, Marcos Prado, os deputados federais Genecias Noronha e Eduardo Bismarck, os deputados estaduais Walter Cavalcante, João Jaime e Leonardo Araújo, vereadores e lideranças da região.

O prefeito Marcos Prado agradeceu o compromisso do Governo com um planejamento que olha atentamente para as necessidades dos trairienses. “É com portas abertas que nós recebemos o Raio, assim como outras ações do Estado aqui para o município. Nós faremos de tudo para que a pactuação com o Governo do Ceará siga trazendo benefícios para a nossa comunidade.”

Mais estrutura

Para trazer mais segurança ao dia a dia dos trairienses, a nova unidade do Raio dispõe de 37 policiais, 16 motocicletas e uma viatura. As equipes têm equipamentos modernos e profissionais especializados no trabalho ostensivo, garantindo agilidade nas ações policiais em todas as vias do município da RMF.

Com o sistema de videomonitoramento, Trairi também coibirá as ações de criminosos com vigilância 24 horas. São 17 equipamentos de captura de imagens instalados em pontos estratégicos da cidade, ligados diretamente à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Ciops. As câmeras de alta performance realizam giros de 360 graus, com visão noturna, além de identificar veículos furtados e roubados através da leitura de placas.

As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Fortaleza.

No cronograma de expansão das forças especiais da Polícia Militar, o município é o 42º a receber unidade do CPRaio – são cerca de 2.400 policiais militares. Trairi agora também está entre as 44 cidades cearenses com o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Segurança para o povo

Há 32 anos em Trairi, o gestor ambiental Estefan Coti, 52, vende produtos orgânicos da agricultura familiar em praças pelo município. Para ele, a vinda do Raio e do videomonitoramento são ações fundamentais para que o cotidiano das famílias, do comércio e do fluxo de turistas no Estado ocorra da melhor forma e sem medo de atos criminosos.

“É algo super importante para nossa comunidade se sentir segura, se vendo livre dessa bandidagem que tem no mundo. Que a população receba essa equipe de braços abertos, porque vem para melhorar nossa qualidade de vida”, comemorou.

Raio no Interior

A interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira e Viçosa do Ceará. Agora as cidades com população acima dos 30 mil moradores também irão receber os equipamentos.

 

FONTE: SSPDS