Comandantes da PM e dos Bombeiros do Ceará participam de reunião da Senasp em Brasília

18 de março de 2019 - 08:58 #

O comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Luís Eduardo Holanda, participaram nessa semana de um encontro envolvendo membros do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias e Bombeiros Militares (CNCG) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As reuniões aconteceram nessas quarta e quinta-feiras, dias 13 e 14. Foram abordados diversos assuntos de interesse das Polícias Militares de todo país e do sistema de segurança pública nacional.

Entre os temas discutidos esteve a proposta de previdência para os militares estaduais, o desenho de uma nova lei orgânica federal que regula as atividades e estruturação das polícias militares de todos os estados brasileiros. Também foram tratadas questões referentes à nova filosofia e as políticas públicas que devem ser encampadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como a apresentação de toda a estrutura das polícias militares de todos os estados. Durante o encontro aconteceram preleções do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro; e do Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Simonetti Marinho; sobre a questão previdenciária dos militares estaduais.

Também aconteceu uma explanação do ex-secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, general de divisão Richard Fernandez Nunes, sobre o aprendizado adquirido durante a intervenção no Estado. Já o secretário nacional de Segurança Pública, general do Exército, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, sobre projetos e ações da Senasp.

Paralelamente ao encontro, o coronel Alexandre Ávila teve uma agenda adicional, quando visitou as embaixadas dos Estados Unidos e do Japão, com o objetivo de estabelecer parcerias para a capacitação e treinamento dos policiais militares do Ceará.

 

FONTE: SSPDS