Forças de Segurança capturam suspeitos de intimidar comerciantes

9 de janeiro de 2019 - 10:09 #

Ações distintas de agentes da segurança pública do Ceará, realizadas nessa terça-feira (08), resultaram nas capturas de quatorze pessoas – sendo onze adultos e três adolescentes – envolvidas em ações de distribuição de panfletos com ameaças a comerciantes. As capturas ocorreram tanto em bairros em Fortaleza, quanto na região Metropolitana.

No final da manhã, equipes policiais foram acionadas, via Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), após uma denúncia sobre um adolescente que havia espalhado panfletos com textos falando que os comércios deveriam ser fechados, na região do bairro Pirambu. Após diligências, o adolescente foi encontrado e confessou que espalhou os cartazes. Apreendido, o menor de 16 anos – que não possuía passagens na DCA – contou onde imprimiu os avisos: uma lan house localizada na Rua Marcílio Dias, no bairro Pirambu. Os policiais seguiram até o local e detiveram o proprietário do estabelecimento que afirmou que o adolescente esteve lá e imprimiu o material. Um notebook e um cartaz foram apreendidos no estabelecimento. Todo o material e a dupla foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde o menor foi autuado em um ato infracional por crime contra a paz pública. Já o adulto foi ouvido e segue sendo investigado.

Também na DCA, no início da manhã, foi lavrado um ato infracional contra outro adolescente. O menor de 17 anos foi capturado na Rua Santa Inês, no bairro Cristo Redentor. Ele foi identificado como um dos envolvidos nas ameaças a comerciantes da área. No momento da abordagem, o mesmo tentou fugir, mas foi capturado. Ele também foi autuado por crime contra a paz pública.

Já na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) foi autuado em flagrante Sebastian Drumont Viera Ferreira (25), vulgo “Babao”, que já responde por roubo, desacato, resistência e corrupção. Ele foi capturado por policiais após ameaçar comerciantes do bairro Itaperi. Os policiais foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Sebastian foi autuado por organização criminosa, ameaça, constrangimento ilegal e, por no momento da abordagem, portar uma pequena quantidade de cocaína, foi autuado por posse de drogas também.

Em outra ação, policiais militares do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) capturaram Jaisson Mota da Silva (20). O homem é suspeito de ameaçar comerciantes da Avenida Sargento Hermínio, no bairro Presidente Kennedy. Ele foi capturado em uma bicicleta nas proximidades do bairro Álvaro Weyne. Jaisson foi conduzido para o 10º Distrito Policial onde foi autuado em flagrante por constrangimento ilegal.

Entre as prisões e apreensões realizadas, policiais militares lotados no BPRaio capturaram três suspeitos, sendo estes identificados por Francisco Nilton da Silva Sales (19) e Paulo Henrique da Silva de Moraes (18). Com eles, estava ainda um adolescente de 16 anos. De acordo com as diligências, os capturados são suspeitos de ameaçar comerciantes, no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia, na Região Metropolitana. O trio, sem antecedente criminal, foi conduzido para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram realizados um inquérito policial e um ato infracional por integrar organização criminosa e por crime contra a incolumidade pública. Os maiores foram indiciados ainda por corrupção de menor.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização dos suspeitos. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da SSPDS. O sigilo é garantido.

FONTE: SSPDS