Policiais Militares arrecadam 925 kg de alimentos para doação de cestas básicas a famílias carentes

12 de dezembro de 2018 - 16:39 #

Sensibilizados com a condição de algumas famílias carentes, policiais militares integrantes do 17° Batalhão Policial Militar (Área Integrada de Segurança 02 – AIS 02), localizado no Bairro Conjunto Ceará, se uniram e arrecadaram 925 kg de alimentos para a confecção de cestas básicas, as quais serão doadas aos moradores em situação de vulnerabilidade das comunidades da área. Ao todo, foram montadas 75 cestas básicas, totalizando cerca de uma tonelada de alimentos. O ato tem como objetivo estreitar os laços entre a população e a Polícia Militar do Ceará, e principalmente, ajudar as famílias carentes que mais precisam.

Os beneficiados com as doações são famílias cadastradas no Grupo de Apoio à Vítima de Violência – GAVV, no Grupo de Segurança Comunitário – GSC e no Grupo de Segurança Escolar – GSE, modalidades de policiamento que atendem a comunidade através de fundamentos do policiamento comunitário. A campanha resultou de uma parceria entre esses grupos com escolas situadas nos bairros da AIS 02 (Genibaú, Cj. Ceará I, Cj. Ceará II, Granja Portugal, Bom Jardim e Siqueira) e se consistiu por meio da realização de palestras oferecidas pelos policiais militares, membros das equipes de policiamento das Unidades Integradas de Segurança 3 e 4.

Foram responsáveis pela iniciativa, os policiais militares, Tenente Coronel PM Werberton, Comandante do 17°BPM; Major PM Sousa, Comandante Adjunto do 17°BPM; integrantes da 1ª e 2ª Companhias, comandadas, respectivamente, pelo Capitão PM Bruno e Capitão PM Ricardo César; pelos Coordenadores da AIS 02, Tenente PM Almeida e Tenente PM Ronaldo, além dos demais militares do batalhão. Todos apoiaram e contribuíram de alguma forma para que esta ação fosse realizada. Segundo o Tenente PM Ronaldo, foi promovida uma parceria com os diretores das escolas públicas da área a fim de se obter o maior número de arrecadação de alimentos. “Os alunos que desejassem participar, deveriam doar 1 kg de alimento não perecível para concorrer a um sorteio de uma bicicleta. O sorteio será realizado no próximo dia 19/12 e a entrega será no dia 20/12, na festa das crianças do batalhão. Com essa ação conseguimos arrecadar 925 kg de alimentos e fizemos 75 cestas básicas com eles”, afirmou.

Cestas básicas entregues em Acopiara-CE

A ação teve início no 10° Batalhão Policial Militar, localizado no município de Iguatu-CE, através de uma campanha de doação em parceria com escolas públicas da região atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), programa desenvolvido pela Polícia Militar do Ceará, que tem como proposta principal a ação conjunta entre Polícia Militar, escola e família, trabalhando a prevenção do consumo de drogas e atos de violência (bullying) entre estudantes do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, onde foram arrecadadas 91 cestas básicas e distribuídas para pessoas carentes das regiões de Iguatu-CE, Acopiara-CE e Deputado Irapum Pinheiro-CE, em agosto deste ano. Foram contempladas com os alimentos pessoas de baixa renda das localidades, entre eles moradores de rua.

Cestas básicas entregues em Deputado Irapum Pinheiro-CE

“A campanha social é uma forma de envolver as crianças que fazem parte do Proerd. Levamos a ideia para as salas de aula e mostramos que elas podem contribuir com as pessoas mais carentes por meio de doação. Dessa forma, fortalecemos a cidadania daquelas crianças”, disse o Major PM Rodrigo, Comandante da 3ª Companhia / 5° Batalhão de Policiamento Comunitário, que compreende os Municípios de Iguatu-CE, Acopiara-CE, Icó-CE e Tauá-CE.

Fonte: ASCOM PMCE