Policiais Militares participam de Campeonato Cearense de Tiro Prático promovido pela FCETP

11 de dezembro de 2018 - 09:45 #

Aconteceu no último sábado, 08, no Sniper Clube de Tiro, Eusébio-CE, a última etapa do campeonato cearense de tiro prático, promovido pela Federação Cearense de Tiro Prático (FCETP), filiada à Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) e à International Practical Shooting Confederation (IPSC), entidade máxima do tiro prático no mundo. Três policiais militares que participaram da competição integram a equipe de instrução de tiro policial defensivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), da Polícia Militar do Ceará.

Na categoria “Production – Tag Police”, destinada a agentes de segurança pública, militares, membros do judiciário e do ministério público, três policiais militares do BPRAIO compuseram o pódio da 5ª etapa. Foram eles: 1º Lugar – Cabo PM Joel, 2º Lugar – Major PM Sherman e 3º Lugar – Cabo PM Ives. Já a classificação final do campeonato estadual na categoria policial ficou assim: 1º Lugar – Major PM Sherman, 2º Lugar – IPC Thales e 3º Lugar – Cabo PM Joel.

O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potência ajustada ao regulamento. O atirador precisa se movimentar muito e lidar com distâncias e configurações de pista extremamente variáveis, que nunca se repetem.

As competições de IPSC são organizadas com base no Motto: “Diligentia, Vis, Celeritas” (DVC), que significa precisão, potência e velocidade. Nelas, o árbitro sinaliza o início da série e acompanha o atirador de perto, a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Vence a prova aquele atirador que obtiver os melhores índices a partir desse cálculo.

Fonte: ASCOM/PMCE