Aesp inicia XI edição do Curso de Controle de Distúrbio Civis para agentes de segurança pública

6 de novembro de 2018 - 13:48 #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (5), a 11ª edição do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC), treinamento técnico-operacional que objetiva capacitar os profissionais de segurança pública para compor o efetivo da Companhia de Distúrbios Civis (CDC) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Segundo o comandante do Policiamento Especializado (CPE), Coronel PM Aginaldo Oliveira, a capacitação é uma forma de habilitar os policiais militares para atuarem com mais eficiência em situações que seja necessário reestruturar a ordem pública. “Sempre que as tropas de choque – tanto no âmbito federal e estadual – têm sido chamadas para agirem, elas sempre tem operado de forma eficiente, devido ao treinamento intenso e especializado”, avalia o oficial.

O curso possui uma carga horária de 272 horas/aula e inclui instruções teóricas e práticas de direitos humanos, ética e cidadania; armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; procedimento em arenas desportivas; procedimento em eventos e estabelecimentos prisionais; técnicas de imobilizações policiais e utilização de algemas; técnicas e táticas de controle de distúrbios; fundamentos jurídicos da atividade CDC; procedimentos em reintegração de posse; instrução tática individual; operações com dispositivo elétrico incapacitante; instrumentos de menor potencial ofensivo e atividade física militar.

A aula inaugural foi ministrada pelo policial rodoviário federal, Lívio Oliveira de Sousa, que debateu sobre a atividade de controle de distúrbios na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, 45 profissionais participam do curso, que segue até o dia 30 de novembro de 2018.

Reforço no Policiamento Montado

Ainda nesta manhã, outro grupo de 18 policiais militares concluiu o 18º Curso de Policiamento Montado (CPMon). A capacitação, que estava em andamento desde o dia 3 de setembro de 2018, foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e habilitou seus participantes para compor o efetivo do Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará – unidade responsável pela realização do policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis. Atuando, principalmente, no apoio de eventos com grandes concentrações de pessoas e em lugares de acesso restrito; auxiliando assim, as demais unidades operacionais de segurança pública.

Fotos: Leandro Freire (AscomAesp)