Polícia Militar do Ceará recebe visita de Oficial da Polícia Francesa

10 de maio de 2018 - 11:28 # # #

A Polícia Militar do Ceará recebeu na manhã de ontem (09), um Oficial da Gendarmerie National Francesa, Capitão Filipe Joaquim, que visitou o Batalhão de Policiamento Turístico – BPTUR, acompanhado pelo Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel PM Clairton e por uma Oficial da Instituição, 1º Tenente PM Liana. Sua vinda à Fortaleza teve como objetivo conhecer as autoridades ligadas à Segurança Pública, estabelecer bases para a cooperação policial operacional e proporcionar troca de experiências policiais entre os países.

O Capitão Filipe Joaquim pertence ao efetivo da Gendarmerie National Francesa, e atualmente, exerce a missão de Oficial de ligação da Embaixada da França em Brasília, possui Especialização em Inteligência Econômica, mestrado em Administração de Empresas, participou da International Management Program da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo – SP. O Oficial estará presente nos dias 08 a 10 de maio, apresentando o sistema policial francês, conversando com várias autoridades relacionadas à Segurança Pública sobre cooperação técnica (capacitações, visitas à França e parcerias), bem como para conhecer algumas unidades da Corporação.

Inicialmente, foi realizada uma apresentação em mídia para o Capitão francês, na sede do Batalhão de Policiamento Turístico, explicando como é realizado e empregado o policiamento no Estado do Ceará. Em seguida, o Oficial visitou os postos de policiamento da Avenida Beira Mar e conheceu um pouco sobre a atuação do Batalhão.

“O Estado do Ceará vem se consolidando fortemente no contexto turístico nacional, vem aumentando a procura por turistas nacionais e estrangeiros e com a inauguração agora do HUB aéreo que vai facilitar bem mais este fluxo, vindo de voos direto Paris/Amsterdã, o BPTUR vai ter um aumento da demanda de policiamento neste contexto de proteção ao turista. E a visita do Capitão Filipe Joaquim, foi muito valiosa no sentido de trocar informações, trocar experiências no tratamento com o turista francês e informações culturais. Com esta visita do Capitão ganha a PMCE e ganha os turistas franceses que estão em território cearense”. Afirmou o Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico – BPTUR, Ten-Cel PM Clairton.

“Foi muito importante vir em Fortaleza conhecer as unidades da Polícia Militar que atendem ao turista, em previsão da chegada massiva de novos turistas franceses, tendo em vista esta nova ligação aérea entre Fortaleza e Paris. Foi de grande valia conhecer o BPTUR, acompanhar como atuam e os meios como estão à disposição do público estrangeiro”. Declarou o Capitão Filipe Joaquim.

Após a inauguração do HUB aéreo, que permitirá voos diretos entre Fortaleza e Paris, vai aumentar o número de cidadãos franceses na Capital alencarina, trazendo efeitos positivos para o território e a economia cearense, mas também surgirão efeitos negativos com o aumento de franceses como autores e vítimas de infrações criminais no Ceará. Por estes motivos é que houve essa preocupação dos dois países em estreitar os laços no que tange a questão da segurança pública tanto da população brasileira, quanto da população francesa.

Fonte: ASCOM/PMCE