Polícia Militar do Ceará realiza cerimônia alusiva ao Dia de Tiradentes e homenageia policiais militares e autoridades civis

24 de abril de 2018 - 15:55 # #

A Polícia Militar do Ceará realizou na tarde dessa segunda-feira (23), uma cerimônia cívico-militar alusiva ao Dia de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril. A cerimônia aconteceu no pátio externo do Quartel do Comando Geral, e homenageou policiais militares e autoridades civis pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do Estado do Ceará. Participaram do evento, o Coronel Comandante Geral, Ronaldo Mota Viana, o Coronel Comandante Adjunto, Adriano de Moura Soares, o Secretário de Segurança Pública do Ceará, Doutor André Costa, e o Coronel PM RR e Professor Emérito Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, além de outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia foi recordada a história e o legado de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, patrono das polícias militar e civil do Brasil. Acompanhado pelos acordes da Banda de Música Major Xavier Torres, o hino nacional foi entoado pelos presentes. O momento marcou a entrega da comenda do Bóton Alferes Tiradentes, a entrega da medalha de bravura Tiradentes e a promoção por ato de bravura de policiais militares.

Na ocasião, doze autoridades civis foram agraciadas com a entrega do Bóton Alferes Tiradentes, comenda outorgada as autoridades em reconhecimento à sua contribuição para o engrandecimento da segurança pública do nosso Estado e por relevantes serviços prestados a Polícia Militar do Ceará, em qualquer campo de atividade. A concessão do bóton foi acompanhada com um diploma expedido pelo Comandante Geral da Corporação.  

Na oportunidade, foi promovido por ato de bravura o policial militar Cabo Márcio Douglas Melo Mota, que galgou a graduação de 3º Sargento PM da Corporação.

Relembre o caso:

O então Soldado PM Márcio Douglas Melo Mota, no dia 14 de agosto de 2017, encontrava-se de serviço com outros policiais militares em uma patrulha do COTAR, na cidade de Boa Viagem-CE. Ao chegarem na Rua José Jofre da Silva, decidiram fazer uma abordagem a homens armados, ocupantes de um veículo, os quais eram acusados de prática de roubos na região. Na abordagem, a situação evoluiu em uma intensa troca de tiros, ocasião na qual o PM Douglas, percebendo que um dos membros da patrulha estava ao solo ferido por um disparo, assumiu o risco quanto a sua integridade física e avançou atirando na direção dos assaltantes. Atitude corajosa e extrema, que foi essencial para proteger e salvar a vida do seu companheiro. Entrementes, o PM foi atingindo com um tiro na perna direita, ocasionando um grave sangramento, sendo, por conseguinte, necessária uma intervenção cirúrgica para amputação da perna atingida pelo disparo.

“Me sinto muito grato por tudo que a Polícia Militar do Ceará está fazendo por mim, pela ajuda dos meus amigos do Batalhão e por todo apoio que estou recebendo. Quero agradecer também por este reconhecimento, que é muito importante para o policial militar que está nas ruas”, resumiu o 3° Sargento PM Douglas, por ocasião da sua promoção a graduação.

Reconhecimento

Durante a cerimônia militar, também foram agraciados com a Medalha de Bravura Tiradentes, cinco policiais militares pelos atos de indiscutível heroísmo praticados por suas ações no decorrer das suas missões policial-militar.

1° Sargento PM Raimundo Antônio Lopes – 3° Pel/3ªCia/BPRAIO

3° Sargento PM Narcílio Xavier de Queiroz – 3° Pel/3ªCia/BPRAIO

Cabo PM Francisco Caetano de Lima Neto – CPMGEF

Soldado PM Pedro Kilder Santiago de Menezes – 3° Pel/3ªCia/BPRAIO

Soldado PM Francisco Weltom de Souza Barbosa – 3° Pel/3ªCia/BPRAIO

Relembre os casos:

O 1° Sargento PM Raimundo Antônio Lopes, o 3° Sargento PM Narcílio Xavier de Queiroz, o Soldado PM Pedro Kilder Santiago de Menezes e o Soldado PM Francisco Weltom de Souza Barbosa, no dia 30 de junho de 2016, estavam de serviço no município de Quixadá-CE, na CE-153, mais precisamente na localidade de Sítio Lopes, quando homens em um veículo Onix tentaram abordar um cidadão que circulava em seu veículo, do mesmo modelo e cor. Ao abordarem o cidadão os acusados efetuaram disparos de arma de fogo, tendo o mesmo conseguido fugir até o distrito de Juatama, ocasião na qual, localizou e repassou o ocorrido à composição de policiais militares. Imediatamente, os militares saíram em diligências, e se depararam com um veículo Suzuki roubado. Ao perceberem a aproximação da composição policial, os suspeitos passaram a atirar contra os PMs, que logo depois, por estarem em menor número e pela quantidade de munição inferior, resolveram sair do local e se abrigarem para preservar suas vidas. Não há dúvidas da atitude dedicada e profissional dos militares, haja vista, que os referidos mesmo em uma situação adversa, e em desvantagem numérica e logística, não mediram esforços no enfrentamento de homens fortemente armados.

O Cabo PM Francisco Caetano de Lima Neto, no dia 30 de novembro de 2017, estava de serviço no município de Santa Quitéria-CE, sob o comando do Tenente PM Amorim, quando receberam uma chamada do COPOM no intuito de dar apoio a uma outra viatura que foi solicitada com o objetivo de auxiliar um enfermeiro do Hospital Municipal de Santa Quitéria a conter um homem transtornado, a fim de que ele pudesse tomar uma medicação e ser conduzido ao Hospital. O referido homem se recusou a realizar os procedimentos, vindo a tranca-se dentro de um dos quartos da casa, passando a ameaçar seus familiares. Ao chegarem no local, os policiais militares, Tenente Amorim e o Cabo Caetano, entraram na residência a pedido dos familiares. No momento em que abriram a porta do quarto, foram surpreendidos pelo homem que estava em posse de uma foice, que desferiu um golpe na direção do Tenente. Imediatamente, o Cabo Caetano para evitar que o Tenente Amorim fosse atingido tentou segurar a foice, ocasião na qual, teve seu dedo polegar da mão direita decepado. O dedo decepado foi localizado e colocado em um recipiente com gelo, na tentativa de possibilitar a reimplantação do membro. Não há dúvidas, da atitude dedicada e profissional do militar, haja vista, que o referido mesmo em situação adversa, não mediu esforço para defender o seu irmão de farda.

Fonte: ASCOM/PMCE