Escolinha de Futsal do 1ºBPM há 15 anos educando crianças e adolescentes

12 de julho de 2016 - 13:22

No ano de 2001, o comandante do 1ºBPM (RUSSAS), Coronel Andrade, iniciou um trabalho esportivo dentro do batalhão, criando a escolinha de futsal do 1º BPM, tendo como treinador SD Uchôa. Após 15 anos, a escolinha Meninos do Ronda continua educando crianças e adolescentes através do esporte.

O projeto objetiva desenvolver atividades físicas, preocupando-se com coordenação motora, agilidade, flexibilidade, habilidade, educação doméstica e escolar dos alunos. A família participa diretamente do treinamento das crianças, incentivando os atletas. O principal objetivo é tirar a garotos da ociosidade e afastá-los da criminalidade.


Para participar do projeto é exigido estar matriculado em alguma escola e ter bom comportamento. A cada semestre os alunos apresentam o boletim escolar ao treinador, sendo premiados os 04 melhores desempenhos no final de cada ano. O policial militar, atuando como treinador, contribui para o desenvolvimento da formação social dos seus alunos, além de buscar novos talentos do esporte. Atualmente a coordenação do projeto está a cargo do 1º Tenente Lealdo, comandante da 2ºCia/3ºBPCOM, tendo ainda como treinador o Subtenente Uchôa.

O projeto vem acarretando grandes resultados na vida desses pequenos atletas. A escolinha conta com 83 alunos com idades entre 07 e 15 anos, divididos nos turnos manhã e tarde com treinos nos dias de terça, quinta e sábado.