Uniseg 1 registra redução de mais de 75% em CVLIs

11 de julho de 2016 - 08:47

Desde a implantação da Unidade Integrada de Segurança 1 (Uniseg 1) – que compreende os bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe – a área registra redução nos índices de violência. Em junho deste ano, não houve nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI) – que engloba homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte -, na área. O primeiro semestre de 2016 registrou uma redução de mais de 75% nos casos, se comparado com o mesmo período de 2015.

Um dos fatores responsáveis para que a Uniseg 1 zerasse as ocorrências de CVLI no último mês foi o trabalho de policiamento comunitário desenvolvido pelas forças de segurança na região. O quadro se repetiu ainda nos meses de abril e fevereiro deste ano. As mortes na área foram registradas nos meses de janeiro, março e maio. Se comparado o primeiro semestre de 2016 com o mesmo período de 2015, 28 vidas foram salvas na região neste ano – sendo nove casos registrados em 2016 e 37 casos em 2015, o que significa uma queda de 75,7%.

Os programas sociais desenvolvidos na Uniseg 1 também apresentam bons resultados. Mais de 350 vítimas de violência foram visitadas pelos policiais, treze famílias que tiveram entes queridos mortos também foram visitadas e o Proerd formou aproximadamente 1.300 alunos de escolas públicas e particulares da região, entre outras ações. Além disso, 28 Boletins de Ocorrência Móvel (BOM) foram registrados, na Base Móvel Ronda (BMR).

A Uniseg 1 foi inaugurada no último dia 05 de março e, desde então, as ações policiais realizadas em seus três bairros refletem na diminuição de índices de criminalidade e na capacitação dos moradores. “A Uniseg muda a lógica da segurança pública tradicional, visto que delimita territórios, amplia os serviços e qualifica as atividades da corporação”, avalia o capitão Messias Mendes, comandante do policiamento da Uniseg 1, enfatizando como as ações são feitas na área. “Fazemos o policiamento comunitário na prática, por meio de serviços diferenciados”, pontua.

Uniseg 2
Neste sábado (09), o Governador do Ceará, Camilo Santana, inaugura a Unidade Integrada de Segurança 2 (Uniseg 2) – que compreende os bairros Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema. A solenidade será realizada às 8h30min, no Campo do América, situado no cruzamento das Ruas José Vilar e Tenente Benévolo, bairro Meireles. Os moradores vão contar com o atendimento de uma delegacia de Polícia Civil em regime de plantão – 2º DP –, com a sede da Uniseg, que fica na Unidade da Polícia Militar – 1ª Companhia do 8º Batalhão de PM – e com o atendimento de uma Base Móvel Ronda (BMR), além dos demais serviços prestados pelos outros órgãos de segurança atuantes como Pefoce, Aesp e Corpo de Bombeiros.

Fonte: SSPDS