AESP inicia mais uma turma do Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário

5 de julho de 2016 - 09:51

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) inicia hoje (04), mais uma turma do Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR – 2016). O treinamento, de 112 horas/aula, proporcionará aos participantes conhecimentos de legislação de trânsito; direção defensiva; identificação veicular; direitos humanos; ética e cidadania; atendimento pré-hospitalar; confecção de documentos de trânsito e outras temáticas importantes para a formação do profissional que irá atuar no Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) realizando a fiscalização do trânsito e a segurança dos usuários da malha viária do Estado do Ceará.

Serão capacitados 34 profissionais, incluindo policiais militares, servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e guardas municipais de Fortaleza. Para o aluno José Bispo de Moraes Neto, supervisor de fiscalização da AMC, a capacitação veio no momento certo. “Todo dia surge uma nova resolução, uma nova Lei e nós, como operadores do trânsito, temos a obrigação e o dever de estar sempre atualizados e esse curso da PRE surgiu em uma boa hora, justamente quando o código de trânsito sofreu várias mudanças. Veio no momento certo para podermos nos atualizar e oferecer um serviço de mais qualidade aos cidadãos de Fortaleza”, explica. O agente também falou da importância do curso para cumprimento do convênio firmado entre o BPRE e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. “Existe um convênio firmado e nós já trabalhamos em parceria com a PRE nas operações de blitz, de fiscalização. Então, essas vagas no curso para a AMC foi válida demais, porque agora vou exercer com mais qualidade a minha função e passar os conhecimentos que irei adquirir aqui, não só para o cidadão, mas como também, para os outros operadores de trânsito da AMC que não tiveram a mesma oportunidade que eu de estar aqui”, ressaltou.

O comandante do BPRE, Tenente Coronel PM Paulo Sérgio, fala dos resultados que se espera ter com este convênio. “Nós assinamos um convênio aqui em Fortaleza, juntamente com a Prefeitura Municipal para que o BPRE atue isoladamente ou em conjunto dentro da Capital, com dois objetivos: um é diminuir a criminalidade existente em diversos bairros aqui de Fortaleza e o outro é diminuir o índice de acidentados, feridos e fatais, que diariamente dão entrada nos hospitais. A PRE, juntamente com a Guarda Municipal e a AMC, vem atuando diariamente para que realmente consigamos ter um impacto maior na diminuição dos acidentes aqui da Capital”, enfatizou o oficial.

Esta é a 14º Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário na PMCE, as instruções seguem até o dia 16 de julho.

Fonte: SSPDS