PROERD forma mais 150 alunos em Fortaleza

27 de junho de 2016 - 20:03

O Programa Educacional de Resistência às drogas (PROERD) formou, na tarde de hoje (27), mais 150 alunos. A formatura de conclusão do curso ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Escola Educar Sesc. O curso teve duração de 12 semanas, sendo abordadas em cada encontro temáticas voltadas ao combates às drogas e violência. Pais e professores estiveram presentes para prestigiar o evento.


O 1º Sargento Moura, um dos instrutores do PROERD, falou da importância do programa na vida dessas crianças. De acordo com o policial, as lições que são repassadas ficam para sempre na vida dos alunos. “Hoje eles sabem que não estarão sozinhos no combate as drogas, se tornaram multiplicadores”, afirmou. Para Gustavo (09), aluno do 4º ano, o curso foi muito bom, o garoto ressaltou que vai transmitir a mensagem para os amigos da rua onde mora. Ivonilde, mãe de Amanda Vitória (09), disse que a filha aprendeu bastante com as aulas ministradas. “Ela chegava em casa falando de como combater as drogas e evitar o Bullying”, disse.


Em prol de um futuro melhor


O coronel Austregésilo Lima, coordenador do Proerd e responsável pela implantação do programa, ressaltou que as crianças estão aptas para se defenderem do mundo das drogas, além de prontas para multiplicar o conteúdo para os colegas que não tiveram oportunidade de participar do curso.

Alessandra Pimentel, coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Ceará, disse que debates sobre o combate as drogas devem ser recorrentes para evitar que se esse mal chegue perto de nossas crianças. “A sociedade apresenta vários caminhos, mas é nosso dever dizer não aos caminhos maus”, ressaltou.

O Major Fernando, piloto da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), parabenizou a todos e lembrou da importância da família na construção de um futuro melhor para as crianças. “A família deve acompanhar e incentivar no combate contra as drogas”, afirmou.

Certificados e juramento

Foi realizado um juramento para firmar o compromisso dos formandos contra as drogas e a violência. Além disso, todos os alunos receberam um certificado de conclusão do curso. Ao som da música tema do Proerd, alunos, instrutores, pais e professores fizeram a coreografia dizendo não às drogas.


Histórico

O PROERD surgiu em Los Angeles – EUA, numa época em que a crise de violência estava relacionada diretamente ao uso de drogas. Em alguns anos foi observada uma redução na criminalidade através do trabalho de prevenção e educação com crianças e adolescentes. Houve uma redução na quantidade de usuários de drogas e nos crimes violentos. O sucesso do programa atravessou fronteiras e chegou em outros países, entre eles o Brasil. No Ceará, o programa começou a ser desenvolvido em 2001 através da Polícia Militar, que já formou mais de 100.000 crianças e adolescentes.