22 anos da presença feminina na PMCE

26 de junho de 2016 - 08:00

 

O policiamento feminino na Polícia Militar do Ceará teve início com a criação da Companhia de Polícia Militar Feminina da PMCE nos termos dos artigos 154 e 155 da Constituição Estadual e pela Lei nº 11.035, de 23 de maio de 1985, porém, sua implantação se deu somente em 1994 com a publicação do edital nº 011/94 da Diretoria de Ensino da Corporação que deu início ao processo de seleção através de concurso público, para recrutamento, seleção, matrícula e admissão aos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Soldados femininos.

O Coronel PM Manoel Damasceno de Sousa, Comandante-Geral da PMCE à época, solicitou ao Cmt.Geral da PM do Distrito Federal (Brasília), a cessão de policiais militares femininas daquela instituição, para que fosse iniciada assim, a formação profissional das novas policiais haja vista que a PMCE não dispunha em seus quadros ainda de tal efetivo.

A missão coube as policiais: Capitão QOPMF/PMDF Solange da Silva Rezende, 2º Tenente QOPMF/PMDF Priscila Riederer Rocha e a 2º Sargento QPPMF/PMDF Vânia Ferreira Sabino que em 26 de junho de 1994 deram início a formação de dez oficiais, vinte Sargentos, cem Soldados combatentes e quatorze musicistas, na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, comandada inicialmente pelo Cel. PM Celso Augusto Medeiros e posteriormente pelo Ten-Cel PM Francisco Célio de Freitas.

Os primeiros Comandante e Subcomandante da Cia.PMFem, respectivamente, foram, na época, Major PM Francisco Carlos Francelino Mendonça e a 2º Tenente PM Cléa Pontes Medeiros Beltrão.