Secretário de Segurança palestra para futuros oficiais da PM e CBMCE

22 de junho de 2016 - 08:35

Na manhã desta terça-feira (21), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Carlos Teixeira, palestrou para cerca de 216 militares recém formados na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), nos cursos de formação de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.  No evento, realizado no auditório da AESP, o titular da SSPDS apresentou um panorama do programa “Em Defesa da Vida” e expôs os desafios existentes para quem atua na área da Segurança Pública.

Durante a conversa com os futuros oficiais da PM e do CBMCE, Delci salientou os índices obtidos pelo programa neste último ano. “Depois de 17 anos, nós conseguimos reduzir os crimes violentos em 2015, houve uma redução de 9.5% com o auxílio e o esforço dos policiais. Estamos agora no mês de junho com algo em torno de 14% de redução, batendo as metas, das metas que formam alcançadas em 2015”. Ele ainda salientou a importância da integração entre PM, CBMCE, PCCE e PEFOCE na redução dos crimes e delitos, e a responsabilidade que os novos oficiais receberão ao serem empossados. “O Estado do Ceará é exemplo para o restante do país, no tocante a integração e parceira entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Forense. O Estado é todo dividido em áreas integradas de segurança e temos o controle diário de cada atividade dessas instituições. Laudos realizados, vistorias feitas, inquéritos, prisões, armas apreendidas, a quantidade de drogas, número de homicídios e os números de assaltos e furtos. Além disso, temos profissionais que se dedicam 24 horas à tropa, 24 horas à sua instituição, temos certeza dos esforços que eles fazem e ainda podem fazer pela sua instituição. A carga de responsabilidade que cai sobre esses homens é muito grande, e certamente os senhores e as senhoras a partir de então, terão a responsabilidade de dividir essa carga e carregar também parte dela, sob seus ombros”, enfatizou.

A previsão é que os neotenentes possam tomar posse no final do mês de junho, em solenidade a ser realizada no Centro de Eventos do Ceará. Após a nomeação eles reforçarão o efetivo das corporações com 185 novos oficiais da PMCE e 31 tenentes no CBMCE.

Fonte: SSPDS