Mensagem do CORONEL COMANDANTE-GERAL DA PMCE

5 de fevereiro de 2016 - 10:48

Caros Policiais Militares! Em cumprimento a mais uma etapa do calendário da Segurança Pública do Estado do Ceará, estaremos lançando nesta sexta-feira (05/02/16) a Operação Carnaval 2016. Esta importante e tradicional Operação Policial tem como principal objetivo fortalecer o policiamento ostensivo, nas suas variadas modalidades, durante todo período momino, sobretudo na faixa litorânea, nos pontos turísticos, nas rodovias estaduais e nos municípios de grandes eventos carnavalescos, com vistas à prevenção de ilícitos e proporcionando maior proteção aos cearenses e aos turistas que visitam a nossa terra nessa época que é a mais festiva do ano, considerando-se que o carnaval é a maior festa popular do país.

Neste período, a população cearense aumenta significativamente, pois recebemos milhares de visitantes de outros estados e também de outros países, notadamente em razão das nossas praias, do nosso arcabouço histórico, das festas populares do nosso rico calendário cultural, onde se destaca o carnaval e o maracatu, o que exige da Polícia Militar todo o empenho, principalmente um aumento expressivo do número de policiais militares de serviço, inclusive em regime de escala especial, com vistas a promover a tranquilidade, a sensação de segurança e o bem-estar que os conterrâneos e os turistas merecem.

Aos senhores Oficiais, comandantes de tropa, relembramos que as condições de trabalho oferecidas aos profissionais interferem fortemente no seu desempenho, em conseqüência, recomendamos a todo Comandante que verifique “in loco” as condições sanitárias dos locais onde a tropa esteja alojada, devendo envidar os esforços necessários para propiciar o melhor ambiente possível, além de serem observadas e respeitadas as necessidades físicas e emocionais desses profissionais com vistas a uma melhor qualidade do serviço policial a ser prestado. Especificamente à escala de serviço, este comando orienta no sentido que o emprego do efetivo policial militar disponibilizado seja de forma inteligente e racional, evitando-se, sempre que possível, o emprego desnecessário da tropa ou jornada de trabalho demasiadamente extenuante.

Após o término da operação em referência, com a normalização da escala de serviço, os efetivos empregados na operacionalidade, deverão ser agraciados com uma folga condizente e satisfatória ao esforço desprendido, devendo cada comandante administrar tal beneplácito, de acordo com a conveniência e oportunidade de cada OPM. Aos companheiros policiais militares, desejo boa sorte e empenho nessa importante missão. Lembrem-se que os senhores são peças fundamentais do sistema de segurança pública, e que cada ação de policiamento bem-sucedida elevará o nome da nossa Corporação e do nosso Estado.

Por fim, agradecemos ao Exm.º Sr. Governador do Estado e ao Exm.º Sr. Secretário de Segurança Pública, por todo o apoio e investimentos logísticos, pecuniários e em recursos humanos, que nos permitirão alcançar o êxito da missão que é proporcionar segurança pública de qualidade à população cearense nessa época do ano!

Geovani Pinheiro – Coronel Comandante Geral

Fortaleza-CE, 04 de fevereiro de 2016.